Lei Paulo Gustavo: Prefeitura oferta oficina de capacitação para agentes culturais

Cultura
26/10/2023 17h16

Por intermédio de uma parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju está com inscrições abertas para a “Oficina para agentes culturais - Lei LPG: Etapa de credenciamento”. A capacitação será realizada na próxima terça-feira, dia 31, no Centro Universitário Estácio de Sergipe, das 8h às 12h e das13h às 17h, perfazendo uma carga horária de oito horas.

A oficina tem 60 vagas e os interessados em participar deverão se inscrever presencialmente, entre esta sexta e próxima segunda-feira, de 27 a 30, na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro.

Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a oficina permitirá que os artistas se preparem da melhor forma para participarem dos editais da LPG. “Além dos serviços presencial e pelas redes digitais da Funcaju, a realização dessa oficina de capacitação é um elemento a mais e muito importante para a preparação dos artistas, sobretudo os que têm dificuldade com o manuseio de editais e outras plataformas. Além dessa perspectiva, a oficina também vai preparar os inscritos a se formalizarem como microempreendedores individuais [MEIs], para que definitivamente possam ser representados por eles mesmos nos contratos com órgãos públicos”, pontua.

Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Souza, a parceria entre as fundações municipais demonstra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com os artistas e suas potencialidades. “A Fundat abraçou essa iniciativa com alegria, pois sabemos o quão importante é o incentivo às artes e aos artistas. Prepará-los para concorrer a esses editais, com segurança e assertividade, é a nossa forma de mostrar que acreditamos no potencial de cada um deles. Vamos oferecer essa oficina, a fim de direciona-los e garantir todas as inscrições, para que todos os critérios sejam atendidos e todas as iniciativas possam ocorrer da melhor forma possível. Esperamos que o maior número possível de artistas compareça e adquira esses conhecimentos, que servirão não apenas para os editais da Lei Paulo Gustavo, mas para quaisquer outros editais que eles desejem concorrer”, relata Edivaneide.

A realização do curso oferece oportunidade aos agentes culturais que desejam se inscrever nos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), em Aracaju, como pessoa jurídica. Os editais foram criados através dos recursos oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e do Fundo Setorial do Audiovisual, pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal. Na capital sergipana, quatro editais foram lançados no dia 20, com inscrições pelo Mapa Cultural de Aracaju.