Funcaju e segmentos culturais dialogam sobre editais da Lei Paulo Gustavo

Cultura
26/10/2023 18h05

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 26, com representantes de setores culturais da capital sergipana para dialogar sobre questionamentos levantados acerca dos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) no município.

Participaram da reunião o presidente da Funcaju e parte do seu corpo técnico jurídico e artístico; os vereadores Professor Bitencourt e Camilo Daniel; representantes do Fórum Permanente de Audiovisual de Sergipe; o Fórum de Literatura de Sergipe, representantes da área das artes visuais e cênicas e da música.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o diálogo com as categorias permitiu compreender quais gargalos podem ser sanados. “A reunião foi muito produtiva, primeiramente porque ela não partiu de uma concepção de que os editais estavam errados; ela partiu da premissa de que alguns segmentos das linguagens culturais, principalmente do audiovisual, tiveram uma compreensão diferente e vieram trazer esta compreensão e aprofundaram os questionamentos”, explica Luciano.

Uma das representantes do Fórum Permanente do Audiovisual presente, Lu Silva, mostrou-se satisfeita com a reunião. “Eu achei que a gestão se abriu para a proposta de alterar os pontos que tínhamos levantado. Tentamos entrar em um consenso, com anseios da categoria audiovisual e das demais áreas culturais presentes. Algumas alterações serão feitas, então agora é aguardar para ver como ficará os editais, poder se inscrever e chegar à finalidade do que é a LPG”, pontua.

Para Zezito de Oliveira, membro do Fórum de Literatura de Sergipe, a reunião foi resolutiva, abrindo novas oportunidades de conversas para outras situações, como a Lei Aldir Blanc 2. “A conversa com a Funcaju foi produtiva e relaxou as categorias. A gente reconhece que o princípio disso foi tenso, mas o processo desarmou os espíritos. A expectativa é que possa ter continuidade desses diálogos”, relata Zezito.

De acordo com o vereador Professor Bittencourt, o diálogo permitiu resoluções para os questionamentos apontados. “A reunião foi muito importante, pois deixa claro o espírito da Funcaju, da administração da Prefeitura, no sentido de querer fazer o melhor e antenado nos interesses e nas demandas dos fazedores da arte e da cultura em Aracaju. Os pontos foram esclarecidos e construiu-se um consenso. A administração deve demonstrar cada vez mais a preocupação neste sentido, e as pessoas que fazem arte e cultura deram suas contribuições. De fato, o que nos interessa é que o edital seja aplicado e os resultados venham para a população de Aracaju”, afirma.

Entre as sugestões analisadas, algumas serão acatadas, como alteração da subcategoria podcast, presente na categoria produção audiovisual, para subcategoria videocast (item de subcategoria do edital de  Audiovisual).

“Os apontamentos discutidos servirão de base para rever alguns pontos, sem nenhum problema, nem alterar a natureza e o plano de execução, incorporando os aprofundamentos que são pertinentes. Apesar das críticas mais pontuais terem surgido agora, mesmo com as reuniões técnicas realizadas, não nos cria nenhum constrangimento em aceitar essas ponderações e incorporar essas sugestões”, finaliza Luciano.