Prefeitura realiza programação especial pelo Dia do Servidor Público

Agência Aracaju de Notícias
27/10/2023 11h13

O dia 28 de outubro é uma data especialmente dedicada ao reconhecimento pelo trabalho de quem desempenha um papel fundamental na administração pública e manutenção da cidade: o servidor público. Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Aracaju é a valorização de todos os 15.587 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, a partir da garantia de direitos. 

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Aracaju realizou uma programação especial no Centro Administrativo Prefeito José Aloísio Campos, nesta sexta-feira, 27, com atração musical, sorteio de brindes, entre day pass, diária de hospedagem e seis vale poupanças Banese no valor de R$ 500,00 cada, um patrocínio da Banese Corretora de Seguros, além de um café da manhã. O prefeito Edvaldo Nogueira, que celebrou junto aos servidores, reforça o compromisso da gestão no reconhecimento, e reitera o quanto tem se esforçado para garantir os direitos de todos. 

“Este é um momento singelo, mas que realizamos com muita alegria, dada a importância da data para todos nós. Desde que retornamos à gestão municipal, em 2017, fazemos questão de celebrar o Dia do Servidor Público porque são os trabalhadores da Prefeitura que fazem a engrenagem andar, garantindo que os cidadãos aracajuanos tenham acesso a serviços de qualidade. É o esforço conjunto dos 15 mil servidores da administração, independente do modelo de contrato, que faz a nossa capital caminhar de maneira tão satisfatória em direção ao progresso e ao desenvolvimento”, disse o prefeito.

Desde 2017, a gestão municipal se dedica para garantir direitos aos servidores que estiveram, por anos, represados. Após um esforço conjunto, a situação foi regularizada e, desde então, todos os servidores recebem seus benefícios de forma célere e sem perdas, a exemplo do pagamento antecipado do salário deste mês, efetuado nesta sexta-feira para todos os servidores.

“Eu lidero, coordeno o projeto, mas sem cada um dos trabalhadores não teria a gestão exitosa de hoje. Portanto, quero aproveitar essa oportunidade para agradecer a cada servidor que está na ponta por se dedicar à nossa cidade. Sem vocês, Aracaju não seria essa cidade linda, acolhedora, que tanto nos orgulha e que tem se tornado um lugar melhor para os seus cidadãos”, reforça Edvaldo. 

Reconhecimento 
Este ano, a Prefeitura concedeu a todos os servidores reajuste salarial de 7,5%, sendo o terceiro maior percentual entre as capitais brasileiras. Essa valorização também está refletida na busca constante pela qualificação do corpo técnico. Somente este ano, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) capacitou mais de 780 servidores em diferentes áreas. A gestão municipal tem se dedicado a capacitar, cada vez mais, seus servidores, aumentando a autoestima e capacidade da equipe, além de levar ao cidadão serviços ainda mais ágeis e eficazes, conforme destaca o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira. 

“O prefeito Edvaldo Nogueira, ao assumir a gestão, encontrou 13.130 processos represados, de direitos como titulação, abono permanência, avanços de letras, insalubridade, exclusividade. Hoje, com o trabalho técnico responsável, não há mais processos represados, o que significa o compromisso do prefeito em cumprir suas promessas de campanha e, acima de tudo, de valorização com o que há de mais importante para a Prefeitura, e que é o patrimônio, os seus servidores. Assim como também a gestão vem investindo na melhoria da qualidade do trabalho interno, com equipamentos modernos, com cadeiras ergométricas, criando um ambiente propício para o dia a dia laboral, além de investir significativamente na gestão de conhecimento, com a realização de várias capacitações. São mais de 800 servidores capacitados, até agora, em diversos cursos, principalmente na área de licitações. O prefeito está de parabéns por manter uma gestão de respeito e consideração”, ressalta o secretário. 

Servidores satisfeitos 
O Dia do Servidor Público é mais uma oportunidade para refletir sobre a importância do trabalho e as contribuições do funcionalismo público para a população. São servidores que desempenham uma variedade de funções, desde professores, médicos, técnicos administrativos que mantêm a burocracia em andamento, profissionais da limpeza, entre tantos outros.

Muitos deles enfrentaram desafios extraordinários ao longo dos anos, especialmente durante a pandemia de covid-19, demonstrando resiliência e comprometimento ao servir a população em tempos difíceis. Hoje, suas contribuições recebem o devido destaque e reconhecimento. Maria José Barbosa, servidora pública de Aracaju há mais de 35 anos, foi uma das ganhadoras dos brindes e comemora por atuar na gestão do prefeito Edvaldo. 

“Hoje fui sorteada e me sinto muito privilegiada. O Dia do Servidor sendo lembrado a gente vê que tem alguém pensando naquele que está desenvolvendo o serviço para a sociedade. Um serviço que requer muita cautela. E, para mim, foi ainda mais importante receber esse prêmio, porque planejo encerrar minha carreira em janeiro do próximo ano. Estou muito feliz em encerrar nesta gestão”, conta a servidora. 

Adaias Batista dos Santos, servidor público há 36 anos, atua na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e diz se sentir feliz em poder fazer parte da gestão municipal. “Eu me sinto feliz por estar aqui. Ainda fui sorteado hoje, nunca antes tinha recebido algo assim. Me sinto valorizado aqui. Meu trabalho é valorizado,  estou num ambiente harmonioso, respeitoso, com uma equipe maravilhosa”, disse.