Prefeitura realiza curso na área de estética para a comunidade do Residencial Mangabeiras

Assistência Social e Cidadania
27/10/2023 17h38

Em continuidade às ações do eixo de Desenvolvimento Socioeconômico, com a realização de oficinas, palestras e cursos de capacitação profissional, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Projeto de Trabalho Social Residencial (PTS) do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março, concluiu na tarde desta sexta-feira, 27, duas turmas do curso de designer de sobrancelhas para as famílias que serão beneficiadas com a construção das novas unidades habitacionais.

Durante este mês de outubro, cerca de 75 moradores do Residencial Mangabeiras puderam se qualificar por meio dos cursos de preparação de bolos e tortas e de designer de sobrancelhas ofertados pelo projeto. As atividades são realizadas pelo PTS, que é executado pela empresa Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação, da Secretaria Municipal da Assistência Social. A atividade integra as ações que devem ser desenvolvidas junto à comunidade no âmbito do programa Pró-Moradia.

A responsável técnica do PTS pela Oliveira Consultoria, Patrícia Oliveira, enfatiza que os cursos realizados neste mês de outubro já dão a oportunidade da pessoa iniciar o seu negócio de forma imediata, em casa. "Foram atividades em que o empreendedorismo é realizado imediato, ele é bastante facilitado. No curso de designer de sobrancelhas, os alunos receberam todo suporte e os produtos que são necessários para iniciar o seu primeiro negócio, além disso, é um curso que trata também da autoestima das mulheres e dos homens. É uma atividade que não tem um período específico de maior procura, acontece durante todo ano, sempre tem demanda", afirmou Patrícia.

A instrutora e designer de sobrancelhas Eliane Tancredo explica que designer de sobrancelhas é um dos mercados que mais está em ascensão, pois pode dar a oportunidade da pessoa se especializar em outras áreas da estética.

"Foram oito dias de curso intenso, com várias técnicas e práticas ensinadas e o que eu falei para elas é que uma designer de sobrancelhas também pode ser uma micropigmentadora, pode ser uma futura esteticista, é uma área que vai puxando a outra. Foi um curso onde elas receberam um certificado, atestando que elas estão prontas para atuar no mercado. Esse curso é uma porta que se abriu para elas conseguirem gerar renda, empreender e ir longe na profissão", disse.

Para a dona de casa Wedna Santos, 35, que não teve muitas oportunidades de trabalho, o curso de designer é uma chance para ela empreender na área. "Como não posso estar trabalhando para os outros, eu posso trabalhar para mim mesmo. O curso de bolos e tortas, doces e salgados, que também já fiz através da Oliveira Consultoria e esse que conclui hoje, eu posso trabalhar em casa. O mercado de trabalho para o designer de sobrancelhas está mais aberto, como é uma área que trabalha com a beleza e as pessoas querem sempre estar bonitas e arrumadas, vi nesse curso mais uma oportunidade de conseguir uma renda extra", conta.

A maquiadora Rayssa Feitosa afirma que com o curso poderá oferecer um serviço mais completo no salão de beleza da sua mãe. "Foi um curso extremamente dinâmico, abriu nossa mente em vários aspectos, a maneira como a professora nos passou o conteúdo foi super simples e fácil de entender. Recebemos também um material que irá nos ajudar a dar os primeiros passos na realização de nossos sonhos e foi legal porque para aquelas pessoas que tiveram o primeiro contato com esse trabalho foi muito fácil de aprender, todas saíram expert em designer de sobrancelhas”, pontuou.