Presença feminina domina aulas do curso de Pintura Predial

Formação para o Trabalho
27/10/2023 18h42

A pintura predial sempre foi um ramo culturalmente ocupado quase que de forma exclusiva por homens. Afinal, os canteiros de obras não eram ambientes frequentados por mulheres. Mas, o empoderamento feminino e a busca por novas oportunidades de crescimento profissional tem aberto caminhos interessantes para as mulheres. A delicadeza, esmero e habilidade manual feminina tem sido pontos bastante valorizados pelo setor, que busca a cada dia qualificar e absorver essas profissionais, garantindo a elas oportunidades reais de crescimento e lucro. 

Prova disso é a grande procura desse público pelo curso de iniciação em pintura predial, realizado neste mês de outubro na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santos Dumont, e oferecido de forma totalmente gratuita pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que finalizou nesta sexta-feira, 27, a terceira turma desta importante qualificação. As aulas são fruto da parceria firmada com a Comercial Aliança e as Tintas Colortex e, neste mês, beneficiaram 24 cidadãos aracajuanos, sendo que, desse total, 11 eram mulheres. 

A presença feminina nas aulas foi celebrada com alegria pela presidente da Fundat, Edivaneide Lima, que ressaltou a importância da afirmação profissional das mulheres. “Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser! Todos já estão cansados de saber o quanto as mulheres são capazes e competentes e vê-las interessadas em cursos como esses, que antes eram vistos apenas como profissões para homens, é algo encantador. Os serviços de acabamento necessitam naturalmente de mais cuidado e atenção, traços marcantes da personalidade feminina. Unir esses universos é precioso, pois proporciona a essas mulheres a possibilidade de conquistar a sua independência”, acredita. 

A diretora de Formação da Fundat, Sandra Magna Rezende, destacou a importância da parceria para o fortalecimento da profissão e o despertar dos novos profissionais. “O sucesso dessa parceria foi uma feliz surpresa para nós porque conseguimos chegar até essa demanda reprimida e com grande potencial. Sempre soubemos que a profissão de pintor é algo grandioso e cheio de oportunidades, mas nos surpreendeu muito a maneira com que as mulheres abraçaram as aulas e se dedicaram. Incentivar atitudes como essas nos enchem de orgulho, por saber que estamos cumprindo nosso papel social e contribuindo para o fortalecimento de uma cadeia completa de trabalho e renda”, afirma. 

O curso teve duração de três dias, onde o professor Douglas Michael passou aos alunos conhecimentos essenciais para sua inserção ou recolocação no mercado de trabalho, dicas de posicionamento profissional, marketing pessoal, além das técnicas de pintura. “Fiquei muito satisfeito em ver tantas mulheres botando a mão na massa e fazendo o curso. O empenho delas é algo maravilhoso de se ver e elas de fato se destacam entre os homens. Aqui, eles fizeram as aulas básicas de teoria e prática, conheceram sobre ferramentas e patologias que encontramos ao iniciar o trabalho de pintura nas casas dos clientes e estão aptos para iniciar a sua caminhada nessa profissão”.

E as grandes protagonistas dessa revolução garantem que esse é apenas o início de uma caminhada de sucesso. Empolgada com a conclusão do curso, Josinelma Pereira afirma que vai investir em outros cursos e qualificações junto à Fundat. “O curso agregou ainda mais às habilidades que eu possuo e eu não quero parar por aqui. A Fundat é uma porta aberta para conseguirmos conhecimentos e eu vou fazer vários outros cursos. Hoje tenho uma direção a seguir e irei fazer isso para me destacar no ambiente profissional”. 

Já para Eliziane Maria, participar das aulas foi uma oportunidade de conhecer um novo universo, cheio de possibilidades. “Todo o conhecimento que recebi aqui foi extremamente novo e gratificante. Conheci tanta coisa e já estou ansiosa para colocar tudo em prática. Vou iniciar aos poucos, mas não pretendo parar. Já tenho uma forma de mostrar meu trabalho e garantir uma renda nesse final de ano, onde muita gente sempre quer dar aquela renovada na pintura das suas casas”, comenta.