Retalhos Poéticos: Emef Presidente Vargas lança livro com poesias de alunos

Educação
27/10/2023 21h02

Após mais de um ano com ações que desenvolveram o talento poético dos estudantes, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas realizou, nesta sexta-feira, 27, uma cerimônia em comemoração à publicação do livro Retalhos Poéticos, com 199 poesias, sendo 116 de alunos e ex-alunos da escola e três de autoria de professoras. A solenidade aconteceu no auditório da escola, localizada no bairro Siqueira Campos, com abertura da Orquestra Jovem Sesc. Além dos alunos, o evento contou com a participação do secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, da secretária adjunta, Maria Antônia Arimatéia, de representantes da escola e dos pais, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), das professoras idealizadoras do livro, entre outros. 

Parabenizando os estudantes e professores pela publicação, o secretário Ricardo Abreu ressaltou que a meta da Educação em Aracaju é bastante ousada e que, em momentos como o do lançamento do livro, ele percebe que a rede está indo no caminho certo. “Aracaju quer que todas as suas escolas sejam referência educacionais na nossa cidade e no estado. Queremos que cada cidadão queira matricular seu filho na escola pública da capital. E, um dos motivos pelos quais nós estamos cheio de certeza que estamos no caminho certo é que temos todos os ingredientes para que essa meta seja alcançada. Na nossa rede, nós temos excelentes professores, escolas, materiais didáticos, merenda escolar, temos tudo que há de bom para que nossos estudantes possam ter a melhor educação do município. Quando eu vejo um grupo de estudantes, liderados por professoras comprometidas, que se envolvem em um projeto cuja culminância é o lançamento de um livro, eu tenho certeza que nós já vingamos”, afirma. 

“Eu tenho a alegria de visitar as nossas 79 escolas e perceber que, em todas elas, os nossos estudantes têm demonstrado talentos singulares na leitura, na escrita, música, no esporte, na ciência, nas artes e tantas outras áreas. Hoje, eu tenho a plena convicção que a população aracajuana vê a rede municipal de ensino como um verdadeiro tesouro. O que os estudantes estão fazendo na noite de hoje é algo muito especial. Portanto, parabenizo todos os estudantes e professores envolvidos neste projeto tão importante”, declara o secretário. 

Professoras à frente do projeto

Para que o livro se tornasse realidade, três professoras de língua portuguesa da Emef Presidente Vargas se juntaram em um mesmo objetivo: mostrar aos alunos a magia e a importância da leitura e escrita sensível da poesia. A professora Edilma Porto conta que o processo começou com uma inquietação da parte diretiva para que fosse lançado um livro. “A gente aceitou o desafio e começamos a trabalhar a questão da leitura, ensinando aos alunos o processo da leitura criativa e, assim, eles foram produzindo as poesias que estão hoje no lançamento. O projeto não foi algo repentino, foi um processo de cerca de um ano, em que, durante as aulas, a gente estimulava com textos, com músicas e, a partir disso, eles foram construindo. O dia de hoje está significando muita felicidade, porque, como professora de língua portuguesa, eu sei que a língua tem um poder muito grande na nossa vida”, relata. 

Elide Lopes é formada em Letras Português-Espanhol e Pedagogia, mas também é poetisa e quis se juntar ao projeto. “Nós avaliamos e juntamos as poesias dos alunos do sexto ao nono ano, fazendo a seleção com todo um protocolo, eliminando os plágios e escolhendo as melhores poesias. Hoje, estamos vivenciando o resultado de todo esse processo. Para mim, é uma satisfação porque eu sou ex-aluna dessa escola e quando eu saí daqui eu disse que ia voltar como professora. Voltei e está sendo uma honra imensa ser professora contratada da Prefeitura e estar participando de algo lindo como esse livro”, diz.

Bastante emocionada, a professora Rita Freire explica que já tem muitas experiências de poetisa, mas que participar de algo assim é sempre uma nova emoção.  “Já é algo que faz parte de mim e da minha relação com os alunos. Então, para mim, é uma honra e a realização de um sonho poder implantar junto com às minhas colegas esse projeto aqui no Presidente Vargas. O processo foi maravilhoso e eu estou muito emocionada porque está tudo muito lindo”, afirma.

Alunos poetas

Com a noite preparada para eles, os estudantes autores de poesias presentes no livro falam sobre suas poesias e o sentimento de participar de um projeto tão especial. Apaixonado por literatura e poema desde pequeno, Cosme André Maia, 8º ano, diz que a ideia de escrever o livro de poesia foi um um grande avanço para a escola.  “Eu achei incrível porque ativou e liberou as ideias dos alunos. O lançamento desse livro está sendo um marco na história do Presidente Vargas e vai ficar marcado na memória de todos os alunos presentes. Eu fiz a minha poesia inspirado no momento que eu estava passando na minha vida, que não era de muita alegria, falando sobre se sentir sozinho, sobre estar rodeado de pessoas, mas, ainda assim, me sentir sozinho. Então, eu quis trazer um pouco disso no meu poema para poder relatar um pouco essa fase que todo adolescente passa. Para mim, poesia é transmitir seu sentimento em palavras, em frases e em letras. É levar esse sentimento além da mente. É libertador”, analisa o aluno. 

Para Geovana Matos, 9° ano, ter participado do projeto foi importante porque a ajudou a expressar seus sentimentos. “Ter essa oportunidade fez com que muitos alunos descobrissem que são bons em escrever poesia, como foi o meu caso. Eu não sabia que eu tinha esse dom porque esse é um talento que a gente descobre com iniciativas como essa. Para o livro, a minha poesia foi sobre um momento triste que eu estava passando na minha vida, ao ponto das gotas de lágrimas caírem enquanto eu escrevia. Poesia é sobre expressar sentimentos e foi o que eu fiz”, afirma.