Editais de Audiovisual e Demais Linguagens da Lei Paulo Gustavo em Aracaju são retificados

Cultura
30/10/2023 15h26

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), considerando o diálogo com a sociedade civil e os agentes culturais da capital, realizou retificações nos editais de Audiovisual e de Demais Linguagens da Lei Paulo Gustavo no município. Entre as  alterações estão a mudança de categorias, na abertura de conta-corrente e aumento dos prazos de inscrições.

No Edital 008/2023 Paulo Gustavo em Aracaju, referente ao Edital de Audiovisual, as categorias presentes nas linguagens de produção audiovisual e capacitação e pesquisa, passaram a ter acréscimos e supressões. As categorias de produção Audiovisual são: Curta-metragem (ficção/documentário); Série com 6 episódios; Formatos híbridos (vídeo arte, vídeo performance, fashion film e outros formatos de vídeos); Videoclipe; Finalização; Desenvolvimento de projeto (game ou série) e Videocast na linguagem de capacitação e pesquisa; as categorias são cursos e oficinas de capacitação 20h e área técnica; cineclubes; preservação; e pesquisa e publicações especializadas.

O Edital 009/2023, referente ao de Demais Linguagens da LPG, em Aracaju, quatro linguagens também sofreram alterações: Artes Cênicas está com as categorias: Espetáculo com mais de quatro pessoas; Espetáculo com menos de quatro pessoas e Festival. A Linguagem Música passou a ter as seguintes categorias: Apresentações culturais autorais; DJs, Som de barzinho – voz e violão; Som de barzinho – apresentações de bandas; Grupo Pé-de-Serra. Literatura estão com as categorias: Publicação em formato impresso (diversos gêneros literários); Ebooks; e Reedição ou publicação adaptada à PCDs. Por fim, a linguagem de Economia Criativa possui as categorias de Projetos livres dentro do escopo de atuação da cultura; Publicações e pesquisas; Oficinas diversas e Festivais. Além dessas linguagens, o Edital 009 conta com artes visuais, cultura urbana, quadrilhas juninas, cultura popular, capoeira, grafite e fotografia.
 
É importante que os participantes que já se inscreveram refaçam suas inscrições no Mapa Cultural de Aracaju, com o intuito de evitar dificuldades operacionais. Poderão se inscrever nos editais qualquer agente cultural residente no município de Aracaju com atuação no campo artístico-cultural há, pelo menos, um ano. Será permitido também três inscrições por CPF e/ou CNPJ por edital, podendo ser contemplado em até duas categorias.

Outra mudança importante nos editais é a ampliação do prazo de inscrição: a data passou do dia 5 para o dia 10 de novembro, devendo respeitar os procedimentos estabelecidos. Para mais informações, é imprescindível acessar as retificações, disponíveis na aba Editais, da página do Mapa Cultural.

Dúvidas podem ser sanadas a partir do e-mail: leipaulogustavo@aracaju.se.gov.br; telefone: (79) 3179-3685/3695; e redes sociais da Funcaju - @funcaju.