Incentivo à cultura: Fundat formaliza e capacita 15 artistas para os editais da Lei Paulo Gustavo

Formação para o Trabalho
31/10/2023 17h50

Preocupada em garantir que todos os artistas aracajuanos possam concorrer em grau de igualdade aos editais de incentivo à cultura, oportunizados pela Lei Paulo Gustavo, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com o Centro Universitário Estácio de Sergipe, realizou nesta terça-feira, 31, a oficina para agentes culturais - Lei LPG: Etapa de credenciamento.

A aula foi realizada no auditório de informática da unidade e beneficiou 15 artistas dos mais variados segmentos, que tiveram a oportunidade de conhecer a fundo todos os detalhes do edital, bem como formalizar os seus projetos, além de efetuar o seu cadastro como microempreendedores individuais (MEI). “Quando recebemos esse pedido da Funcaju nos dedicamos ao máximo para atender à demanda, pois sabemos o quanto esses profissionais necessitam de direcionamento”, afirma a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.

Ainda de acordo com a gestora, preparar os artistas para concorrer aos editais é a forma adotada pela Prefeitura que demonstra confiança no potencial de cada um deles. “Garantindo que eles cumpram todas as exigências, garantimos também que os recursos sejam direcionados para quem precisa e merece esse incentivo. Os conhecimentos obtidos servirão não apenas para os editais da Lei Paulo Gustavo, mas para quaisquer outros editais que eles desejem concorrer no futuro”, garante Edivaneide.

Já o Diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Pedro Macedo, destacou a importância da formalização no processo de participação dos artistas nos editais. “A Oficina de capacitação é uma ótima oportunidade que a Funcaju, junto a Fundat, desenvolveu para os agentes culturais poderem se regularizar e participar de forma jurídica do fazer artístico. Por meio dela o fazedor de cultura terá mais condições de participar de políticas públicas, de editais, credenciamentos, além de que, com a abertura do MEI, terão benefícios previdenciários e a não necessidade de intermediadores para contratações”, comemora.

O oficineiro responsável pela capacitação dos artistas foi Cleber Pinto, que detalhou a importância das atividades realizadas. “Tivemos a oportunidade de esmiuçar a Lei Paulo Gustavo para facilitar a vida dos artistas que estão em busca desse incentivo. A oficina foi toda muito prática, para que pudessem cadastrar as suas propostas, saindo daqui hoje com tudo pronto para análise e possível aprovação do concedente. Nosso objetivo é garantir que todos estejam de acordo com o que o edital pede, a partir de cada especificação, porque dessa forma aumentamos a possibilidade de aprovação das suas iniciativas”.

Com mais de 30 anos de estrada no cenário musical, o DJ Claúdio da Silva Carvalho, não perdeu tempo e garantiu a sua participação na oficina, com o intuito de aumentar as chances de ter o seu projeto aprovado. “Sou DJ desde a época do vinil, tenho bagagem e experiência, mas precisava desse direcionamento para fazer uma apresentação mais formal e com embasamento. Essa é uma oportunidade de abrir portas para mostrar o meu trabalho, a pandemia nos tirou muitas oportunidades de trabalho, foi um tempo difícil para nós artistas, mas estou feliz de estar tendo hoje essa oportunidade”, comemora.

Já Deloer Américo Júnior, que é cinegrafista, está pleiteando a sua aprovação num projeto audiovisual “Quero produzir um curta metragem e por isso me inscrevi para participar da oficina. Vim para esclarecer todas as dúvidas, pois o edital tem algumas pegadinhas e não quero falhar em nada. Estou aqui em busca do meu sonho e quando se trata de um sonho queremos sempre fazer o melhor. Para nós que trabalhamos com arte, poder nos expressar de forma artística e sendo pagos por isso é de fato um sonho a ser realizado”.