Sejesp realiza ação de cuidados com a saúde para alunos de funcional da Estação Cidadania

Juventude e Esporte
31/10/2023 15h26

A aula funcional desta terça-feira, 30, na Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos, começou de um jeito diferente: com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre cuidados com a saúde.

Cerca de 25 alunos do sétimo período do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (Unip) estiveram no espaço poliesportivo, que fica localizado no bairro Bugio, zona Oeste da capital, e realizaram os procedimentos em mais de 100 alunos.

Tratando-se de uma ação preventiva para a saúde, o Diretor de Esporte e Lazer (DEL) da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Cristiano Poconé, destacou que “esse tipo de procedimento de rotina é necessário tanto para os alunos terem um panorama de alguns aspectos sobre a sua saúde, como para nós que os recebemos diariamente para a prática de atividade física. Principalmente, quando consideramos que a maioria desse público tem mais de 50 anos e precisa redobrar atenção com o seu bem-estar”, fala o diretor do espaço.

A ação, que foi uma parceria da Sejesp com a Unip, teve a supervisão da enfermeira Letícia Custódio, que, na ocasião, pontuou a necessidade de as pessoas que realizam exercícios físicos estarem conscientes a respeito do seu estado de saúde.

“Essa ação é de extrema importância para o acompanhamento desses alunos que praticam atividades físicas, mas, muitas vezes, não conseguem manter o controle da pressão arterial e da glicemia” disse a professora do curso de enfermagem.

Quem participou desse momento foi a aluna Ariana Barreto, que ressaltou como a Estação proporciona o cuidado com a saúde dos seus frequentadores por meio das aulas e, agora, com mais esta ação.

“A Estação abriu mais essa oportunidade para a gente cuidar ainda mais da nossa saúde, de estar avaliando nossa pressão, nossa glicemia, e termos uma resposta do que a gente talvez precise melhorar, ter mais atenção,  para que a gente possa estar sempre bem”, ressaltou satisfeita a morado do Bugio.