Outubro Rosa: consultórios montados nos três shoppings realizaram 5.770 procedimentos

Saúde
01/11/2023 16h11

Desde o início da Campanha Nacional do Outubro Rosa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou as ações de acesso aos serviços em saúde para o público de mulheres e pessoas trans. O foco foi de aproximar e vincular cada vez mais a população à Rede de Atenção Primária, onde a prevenção, diagnóstico e tratamento a diversas doenças são assegurados. Com isso, ao fim do mês de outubro, foram realizados 5.770 procedimentos nos três shoppings da capital.

Durante o ano inteiro, a Saúde Municipal promove atividades para atrair as pessoas aos serviços de saúde, seja nas próprias Unidades de Saúde da Família (USF), inclusive aos sábados em programações especiais, ou mesmo nos shoppings, onde circula, diariamente, um número considerável de trabalhadores e consumidores. É o que destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

“No Outubro Rosa intensificamos ainda mais essas ações e tivemos um mês inteiro de atividades em alusão à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. Este ano, pela primeira vez, em parceria com os três shoppings da capital, promovemos um consultório de atendimento em cada um desses centros de compras para acolher o público na faixa etária de 25 a 64 anos para a realização dos exames preventivos, testes rápidos e agendamento de mamografia e ultrassonografia do colo, por exemplo. Ao final, chegando ao número de procedimentos realizados, temos o sinal de que a adesão foi intensa à nossa programação de conscientização e à efetiva realização dos exames de rotina”, ressalta a gestora.

A doméstica Cleide Nascimento Cruz foi uma das pessoas a aderir. Avisada pelo marido sobre a oferta de exames preventivos nos shoppings, ela não perdeu tempo. “Fui ao shopping porque a correria é grande, a patroa não quer que saia mais cedo ou falte, então meu marido viu na TV e me avisou. Aproveitei para fazer os testes rápidos, fiz o exame das mamas e o de lâmina também. Foi bem rápido, as meninas são eficientes e me deram a maior atenção, sem contar que essa ação desafoga as unidades, as pessoas que trabalham têm a possibilidade de ir e voltar para o serviço sem ficar na mão e sem deixar a patroa na mão também”, conta.

Funcionária de uma loja em um dos shoppings, a jovem Daiane Campos também optou pela facilidade de já estar no local de trabalho e aproveitou o intervalo para se cuidar.

"Quando vi no Instagram que era o último dia, vim porque é mais rápido, a falta de tempo faz com que a gente deixe para depois. Eu fiz os exames e gostei do atendimento. Foi muito bom porque as meninas foram simpáticas e parceiras, a enfermeira conversou muito, orientando bastante”, completa Daiane.