Prefeito dialoga com moradores do Jardins sobre construção de ecoponto no bairro

Agência Aracaju de Notícias
01/11/2023 15h45

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu uma comissão de moradores do bairro Jardins, nesta quarta-feira, 1º, para tratar sobre a construção de uma nova estação de entrega voluntária de resíduos sólidos (ecoponto) na região. Durante o encontro, que foi intermediado e contou com a participação dos vereadores Nitinho e Sargento Byron, o gestor da capital acolheu sugestão apresentada pela comunidade para a mudança do local de edificação do equipamento público. 

De acordo com a comissão de moradores do Jardins, o local escolhido pela Prefeitura de Aracaju para a construção do ecoponto no bairro poderia ocasionar possíveis transtornos para a comunidade do entorno, onde residem cerca de 500 famílias. Apesar disso, os moradores reconhecem a importância de o bairro dispor desse equipamento, e pactuaram com o prefeito um novo encontro, na próxima semana, para definição consensual de um novo local.

Após ouvir os argumentos apresentados pela comunidade para mudança do local, o prefeito decidiu pela suspensão da obra. Edvaldo reconheceu a importância da participação popular para a administração municipal e destacou que, enquanto gestor, preza pelo diálogo com a população, de modo a melhor atender os anseios das comunidades. 

“Agora vou discutir com a Emsurb os motivos que levaram à escolha do local, e vamos buscar uma nova área para construir o ecoponto do bairro Jardins. Além disso, aproveitamos e discutimos também sobre a possibilidade de construirmos uma praça na localidade, um projeto que já consta em nosso Planejamento Estratégico e sobre o qual aprofundaremos as discussões. Agradeço à comunidade, que se organizou para apresentar suas reivindicações, assim como aos vereadores, que intermediaram esse encontro cumprindo o importante papel de representantes do povo”, disse o prefeito.

Para que o prefeito possa apresentar aos moradores do bairro o novo local para construção do ecoponto e discutir sobre a praça, um novo encontro ficou previamente agendado para a próxima semana, quando a comissão voltará a se reunir com o gestor municipal. Representante dos moradores de doze condomínios da região, Madson Rodrigues avaliou o encontrou como “uma vitória” para a comunidade. 

“A comunidade sai dessa reunião totalmente satisfeita. Foi surpreendente todo esse processo, cada porta que foi aberta a gente teve uma surpresa. A princípio, fizemos reuniões no condomínio, reuniões na região, audiência pública na Câmara Municipal, e hoje aqui na Prefeitura, sendo atendido pelo prefeito. Agora, com a ida dele à comunidade para anunciar essas medidas, vai ser uma festa para toda a região”, afirmou Madson. 

Para o vereador Sargento Byron, a reunião foi “muito produtiva” pois o prefeito “demonstrou muito interesse em ouvir o que a comunidade tinha a dizer” sobre a construção do ecoponto no bairro Jardins. “Eles trouxeram pontos que justificavam o pleito da negativa do ecoponto naquele local específico, e o prefeito trouxe a boa notícia de que a obra estaria suspensa, mas que se encaminha para realocação em outro local, porque ele entendeu o pleito da comunidade como legítimo. Então a gente fica muito feliz de ter participado dessas tratativas, não só o nosso mandato, mas o vereador Nitinho, o vereador Ricardo Marques, foi uma construção a várias mãos”, destacou.

Também responsável pela interlocução dos moradores do Jardins com a gestão municipal, o vereador Nitinho reconheceu como positiva a iniciativa do prefeito de acatar a reivindicação da comunidade. “O prefeito, com a sensibilidade dele, entendeu a necessidade de paralisar a obra, escutar o gestor da Emsurb, que tomou a iniciativa de fazer o ecoponto naquela localidade, e realocar a obra”, disse.