Pré-Caju 2023: Camarote da Acessibilidade e Abordagem Social promoverão garantia de direitos durante evento

Assistência Social e Cidadania
01/11/2023 18h17

A maior prévia carnavalesca do país acontecerá nos próximos dias 4 e 5 de novembro, na Orla da Atalaia, e para garantir inclusão e proteção social aos foliões, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, ofertará o Camarote da Acessibilidade e o Serviço Especializado em Abordagem Social. 

O Camarote da Acessibilidade, que este ano ganha um novo local, terá capacidade para 80 pessoas por dia, entre 40 pessoas com deficiência e 40 acompanhantes. A área é adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contando com rampa de acesso, dois banheiros exclusivos, piso tátil de alerta e cadeiras.

“Este ano o nosso Camarote da Acessibilidade está instalado próximo aos arcos da Orla da Atalaia, para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham maior facilidade em acessar o espaço, podendo chegar pela avenida Rotary, que também é um acesso mais próximo ao terminal da Atalaia, para aqueles que utilizam o transporte público. Como em todos os grandes eventos da capital, estaremos mais uma vez ofertando inclusão, com uma equipe de apoio para atender a todos e também com bastante alegria”, destaca a secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos.

Para acessar o Camarote, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento que comprove a deficiência ou mobilidade reduzida. A área exclusiva contará ainda com o apoio de técnicos da Assistência Social e de conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).

Proteção social
O Serviço Especializado em Abordagem Social contará com cerca de 10 profissionais por dia, entre assistentes sociais, psicólogos (as), educadores sociais e assistentes administrativos das Proteções Sociais Básica (PSB) e Especial (PSE), que atuarão em toda extensão do Pré-Caju e em um stand, realizando a identificação de possíveis violações de direitos humanos e realizando encaminhamentos para a rede de proteção.

Para garantir que os direitos de crianças e adolescentes presentes no ambiente da festa sejam respeitados, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Assistência Social contará ainda com seis conselheiros tutelares por dia. “Assim como no Forró Caju, durante o Pré-Caju contaremos com o apoio do Conselho Tutelar para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos, afinal nesses eventos as maiores incidências de violações de direitos registradas é a exploração do trabalho infantil, negligência, nos casos de crianças desacompanhadas, e o uso abusivo de álcool por crianças e adolescentes”, relata a secretária.