Pré-Caju 2023: apoio da Prefeitura assegura estrutura adequada para aracajuanos e turistas e fomenta o desenvolvimento econômico na capital

Agência Aracaju de Notícias
02/11/2023 08h00

Reconhecida como a maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju volta a encher de alegria a orla da Atalaia entre os dias 3 e 5 de novembro. O evento, que reunirá grandes artistas, como Bell Marques, Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia, Claudia Leitte, Saulo, Léo Santana e Pedro Sampaio, é apoiado pela Prefeitura de Aracaju, que irá assegurar a estrutura e logística adequada para a curtição dos foliões, em uma parceria que fomenta o turismo e consequentemente o desenvolvimento econômico da capital.  

O setor turístico é importantíssimo para a economia brasileira, com previsão, segundo o  Relatório de Impacto Econômico, produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC),  de arrecadar cerca 8% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, e de empregar quase oito milhões de pessoas, em 50 cadeias econômicas diversas. Desta forma, saber aproveitar esse tipo de potência é essencial, por isso a administração municipal tem dado o suporte necessário para o sucesso do Pré-Caju desde a sua retomada, no ano passado.

Esse suporte diz respeito ao envolvimento de órgãos que atuam nos serviços de transporte e trânsito, saúde, assistência social, segurança e limpeza pública, com centenas de trabalhadores envolvidos nos bastidores para que a festa e a experiência na cidade seja a melhor possível.

“O Pré-Caju é uma festa fundamental para a nossa cidade. Fui um dos principais incentivadores do retorno deste evento por entender o impulsionamento que ele dá para o nosso turismo e para a nossa economia. É uma festa que gera emprego, renda, que atrai visitantes de todos os lugares e nos proporciona alegria e divertimento. Além disso, é um evento que projeta a nossa capital para o Brasil e para o mundo. Portanto, a Prefeitura tem a alegria de colaborar para que este evento aconteça com toda a segurança e tranquilidade”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.

O timing do evento também é relevante, uma vez que ele acontece no período anterior a um ponto de alta temporada, o que permite divulgar ainda mais o destino e aumentar a possibilidade de atrair visitantes e, consequentemente, recursos e desenvolvimento no verão. Desta forma, a festa complementa um política de divulgação de Aracaju e suas potencialidades desenvolvidas ao longo de todo o ano.

“O Pré-Caju pode ser considerado também um grande cartão de visitas para a capital, uma vez que é realizada em um dos principais pontos turísticos da cidade e também por trazer a oportunidade de apresentar o quanto a capital é organizada e possui a infraestrutura necessária para receber visitantes, o que é especialmente importante com a chegada do verão. A festa reforça, então, a capital como destino, se tornando uma aliada na divulgação que fazemos ao longo de todo o ano”, explica o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.

As vantagens que uma festa como essa traz para a cidade vão além da geração de emprego e renda diretamente, mas reverberam também em uma arrecadação de impostos reforçada, em consequência dessa atividade econômica mais intensa que os dias do evento trazem consigo.

“O Pré-Caju é um evento que projeta a nossa cidade no cenário nacional, atraindo turistas de outras cidades do próprio estado de Sergipe, mas também de outras regiões do Brasil. Quando essas pessoas vêm aproveitar a festa, elas consomem produtos e serviços. Hospedam-se nos nossos hotéis, comem nos restaurantes, fazem compras no nosso comércio e tudo isso faz com que a economia gire. A atividade econômica é aquecida nesse período e isso acaba gerando maior arrecadação de impostos, tanto para o estado quanto para o município”, ressalta o secretário municipal da Fazenda, Jefferson Passos.