Pré-Caju 2023: ambulantes estão animados com vendas do primeiro dia de festa

Serviços Urbanos
04/11/2023 08h45

"O segredo para vender bem é fazer uma boa propaganda e espalhar simpatia e carisma, junto com uma boa risada do cliente." Quem revelou seus talentos na hora das vendas foi o ambulante Alejandro Patrick Silva Santos, 20 anos, vendedor da barraca 'Bahia Drinks', uma entre as mil montadas na Orla da Atalaia para comercialização durante o Pré-Caju 2023, trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da  Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para regulamentar o comércio de ambulantes nos dias de festa.
 
Para garantir que o ambiente da Orla da Atalaia permaneça limpo e seguro para os comerciantes e foliões durante a maior prévia carnavalesca do país, a Prefeitura montou uma megaoperação com 900 agentes de limpeza divididos em todos os dias de evento, disponibilizou mais de 120 fiscais por noite, além de coordenadores, gerentes e diretores. As equipes estão atuando na execução das ações de higienização, bem como no controle dos espaços de comercialização.
 
Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, esta é uma das operações mais significativas de limpeza urbana e fiscalização para os ambulantes, já que o grande número de comerciantes beneficia inúmeras famílias que dependem das vendas no Pré-Caju 2023. "Além do número expressivo de profissionais trabalhando diariamente em um cronograma de plantão, teremos 325 banheiros químicos distribuídos estrategicamente no circuito, tudo para garantir a melhor experiência aos foliões", destacou o gestor municipal.
 
Além do suporte dos trabalhos, equipamentos como compactadores, caminhões-pipa e de sucção, saneadora de praia e pá carregadeira serão usados para promover um melhor ordenamento do espaço público.
 
O evento é conhecido por sua diversão, mas também por garantir renda para as famílias. Como é o caso de dona Maria do Carmo, 59 anos, uma ambulante com vasta experiência de vendas em festas. Animada para esta edição, ela elogiou a estrutura montada para receber sergipanos e turistas. "Estou adorando essa estrutura, o cuidado com cada ambulante e a segurança das vendas nos faz querer trabalhar mais", disse.
 
Em meio ao percurso, o ambulante de uma barraca de bebidas, Cleverton Cavalcante Silva, 22 anos, se considera um veterano quando se trata do Pré-Caju. "Este espaço está lindo, e a expectativa de receber um grande número de clientes nos deixa muito animados. Temos variedade de whisky, energético, cerveja, de tudo um pouco. Não é a primeira vez que estou vendo aqui. É só felicidade ter conquistado este ponto”, pontuou.
 
Mesmo no primeiro dia de folia já encontramos histórias de sucesso no Pré-Caju.  A comerciante Viviane Araújo dos Santos, 34 anos, que trabalha com vendas no segmento de isopor desde os 18 anos, contou a história dela, já com planos para as boas vendas no evento deste ano. "Com esse trabalho, tenho conseguido adquirir cada móvel da minha casa. É gratificante ter espaços como esses para trabalharmos e já estou animada para que este seja mais um ano de boas vendas", comentou.