Com apoio da Prefeitura, Pré-Caju 2023 impulsiona a economia local

Agência Aracaju de Notícias
05/11/2023 20h39
Início > Noticias > 102819

O Pré Caju 2023, um dos eventos mais aguardados em Aracaju, não só encantou os foliões com os blocos que arrastaram multidões na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, com shows de artistas como Ivete Sangalo, Léo Santana, Bell Marques e tantos outros, como também trouxe inúmeros motivos de celebração para os proprietários de hotéis, bares, restaurantes e comerciantes ambulantes da cidade. Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, a maior prévia carnavalesca do país se estabeleceu como um importante catalisador da economia local.
 
A alegria, as cores e a música são elementos essenciais do Pré-Caju, mas, além disso, o evento serve como um importante incremento do ano para impulsionar o turismo na região e fornecer oportunidades de negócios para diversos setores. Por esse motivo, a satisfação dos proprietários de estabelecimentos locais e comerciantes ambulantes em relação ao evento foi notória ao longo dos três dias de evento, atingindo as expectativas desse setor.
 
Os hotéis em Aracaju, por exemplo, viram a ocupação aumentar significativamente durante o período da festa, que aconteceu neste final de semana, entre os dias 3 e 5, na Orla da Atalaia. A combinação de turistas que vieram de outras cidades e a população local que aproveitou a festa, resultou em uma alta demanda por acomodações. O proprietário do Hotel Viamar, localizado na avenida Santos Dumont, Paulo Viana, relatou níveis excepcionais de ocupação.
 
“O Pré-Caju é uma festa que todo sergipano sempre gostou e teve muito orgulho. A volta da festa no ano passado foi muito boa para o estado todo, no sentido da economia, inclusive para o setor de hotelaria. Este ano a procura foi muito boa, tivemos uma ocupação excelente para o período do evento. Além disso, a festa está muito linda, segura, estamos vendo todo o policiamento sendo bem efetuado pelas forças de segurança do estado e do município. Conversando com os hóspedes no café da manhã pude perceber todo mundo feliz e já querendo reservas para o ano que vem, perguntando quando seria a data da festa. Então, a gente espera que o Pré-Caju permaneça no calendário de eventos da cidade. O fato de ter acontecido na orla, com o evento na nossa porta, valoriza ainda mais o nosso estabelecimento”, avalia.
 
Para os proprietários de bares e restaurantes de Aracaju, também é motivo para comemoração a retomada do evento na cidade. O aumento do fluxo de pessoas na capital sergipana significou crescimento no número de clientes nestes estabelecimentos e, consequentemente, o aumento nas vendas, como ocorreu no restaurante Tarrafas.
 
“O Pré Caju é um dos momentos mais esperados para o nosso restaurante. As mesas estavam sempre cheias e nossa equipe estava trabalhando com um sorriso no rosto. Tanto no sábado como no domingo, nós conseguimos vender todas as mesas do restaurante. Isso é muito positivo para nós, porque aumentamos nossa receita”, destaca o proprietário, Caio Pacheco.
 
Os vendedores ambulantes também desempenharam um papel importante no Pré Caju esse ano. Com a grande concentração de pessoas nas ruas e nos desfiles de carnaval, muitos ambulantes tiveram a oportunidade de vender alimentos, bebidas, lembranças e produtos relacionados ao carnaval. A dona Giselma da Conceição demonstrava com um sorriso no rosto a felicidade em conseguir lucrar com as vendas.
 
“Essa festa chegou na hora certa para mim. Era bom que tivesse mais dias. Graças a Deus a gente vendeu tudo, voltei com o isopor vazio e se tivesse mais, venderia mais. Então montei minha barraquinha e consegui atender a uma grande demanda. Lucrei bastante”, disse.
 
Dessa mesma forma avaliou o vendedor Fábio Almeida, que em mais um ano foi classificado para vender seus produtos durante o Pré-Caju. “Estou vendendo bastante, graças a Deus. Uma festa dessa traz muito lucro pra gente. Estamos aqui vendendo nossos produtos de maneira correta, segura, abastecendo as pessoas com bebidas, água, refrigerante, cerveja. É gratificante poder fazer parte do evento e ao mesmo tempo garantir uma renda extra”, enfatizou.