Prefeitura atua na conservação dos monumentos e equipamentos públicos da capital

Serviços Urbanos
08/11/2023 18h17

As ações que propiciam a manutenção de monumentos que compõem os equipamentos turísticos da capital também são prioridades para a Prefeitura de Aracaju. Nesse contexto, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) concluiu os serviços de limpeza e conservação nas estátuas instaladas em pontos de visitação da Orla da Atalaia. Os procedimentos que preservam o patrimônio público se concentram nas esculturas dos Intelectuais Sergipanos e Formadores da Nacionalidade.

"A preservação da memória é de fundamental importância para a história de um povo. Por isso, o objetivo desse serviço preventivo é evitar que esses monumentos públicos tenham uma degradação avançada, já que os mesmos representam parte da nossa cultura, bem como figuras importantes para a história do nosso país. Além disso, a ação continuada implica também na redução de custos aos cofres públicos quando há a necessidade de recuperação ou até mesmo a aquisição de novos equipamentos”, enfatizou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Ainda neste âmbito, ele ressaltou as atividades rotineiras de fiscalização voltadas para inibir a ação transgressora, sobretudo dos vândalos que contam, inclusive, com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Conforme explicou o coordenador do setor de Engenharia e Manutenção Predial, Danyllo Santana, a partir da conclusão dos serviços, os efeitos de degradação são minimizados. “As obras instaladas na Orla estão naturalmente expostas, principalmente à corrosão, então nestes locais fizemos a escoação para retirar os resíduos, principalmente ocasionados pela maresia, e em seguida o polimento, finalizando com a aplicação de verniz”, detalhou.

Outros equipamentos
Além dos serviços de manutenção na Orla da Atalaia, a empresa municipal realizou recentemente melhorias na passarela sobre o lago da Praça Tobias Barreto, no bairro São José.

“Os trabalhos foram divididos em etapas. Assim, no primeiro momento fizemos a fixação do guarda-corpo que cerca todo o lago, bem como as emendas do piso de metal que estavam expostas, tanto nas cabeceiras, quanto dentro da própria passarela. Finalizamos com uma pintura de proteção para que o serviço tenha maior durabilidade”, informou Danyllo.