Busca por cursos de aperfeiçoamento profissional na Fundat bate recorde

Formação para o Trabalho
09/11/2023 12h22

Quando se fala em ingressar ou retornar ao mercado de trabalho é preciso estar pronto, preparado e a fim de abraçar as oportunidades. Neste mês de novembro, 72h após a abertura das inscrições para os cursos e oficinas gratuitos ofertados pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), todas as turmas presenciais foram totalmente preenchidas. O recorde mostra o empenho dos aracajuanos na busca pela qualificação, a fim de captar oportunidades de emprego, bem como demonstra a importância da oferta desse serviço pela gestão municipal.

Desta vez, o curso mais procurado foi o de doces e salgados, que será realizado a partir do próximo dia 20 de novembro, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Porto Dantas, que teve as vagas totalmente preenchidas em menos de 24h. “É muito gratificante ver o quanto o trabalho da Fundat é reconhecido pelos cidadãos, afinal tudo o que planejamos e executamos é pensado para promover o avanço profissional e social deles. Ver as turmas completas e com os alunos cheios de expectativa é algo realmente gratificante”, afirma a presidente da Fundat, Edvaneide Lima.

Outra grande procura foi pela Oficina de Manipulação de Alimentos, que é uma exigência para todos aqueles que desejam trabalhar comercializando alimentos e bebidas. “O réveillon está chegando, além de grandes eventos como festivais culturais e festas em todo o estado. Essa é uma excelente oportunidade para garantir uma renda extra ou mesmo investir no próprio negócio, já que a certificação é válida por dois anos e permite que o detentor consiga liberação para atuar nos mais variados segmentos. Todos os cursos oferecidos são pensados com esse objetivo, garantir chances de ingresso em empregos formais ou promover o empreendedorismo”, explica a diretora de formação, Sandra Rezende.

Um dos primeiros a se inscrever em um dos curso foi Israel Melo Cavalcante, de 41 anos. Desempregado há oito meses, ele conta que veio em busca da certificação em uma área que já possui bastante experiência, “Vim buscando me qualificar e garantir uma oportunidade de emprego. Me inscrevi no curso de porteiro, porque já tenho experiência na área, onde trabalhei vários anos, mas ainda não tenho o certificado de qualificação e sempre me cobram isso. Nesse tempo tenho sentido muito essa cobrança, de qualificação, e agora estou correndo atrás. Não adianta só saber fazer, mas não ter a prova disso. Uma coisa complementa a outra. O empregador precisa dessa garantia na hora de contratar, porque chamar alguém é um risco para eles também. Estou animado e espero muito em breve voltar a trabalhar”, confia.

Já a jovem Larissa Brena Amâncio, de 22 anos, busca a sua primeira oportunidade de trabalho. “Me inscrevi nos cursos de operador de caixa e preparação para o mercado de trabalho, pois eu tenho que começar com o pé direito e da melhor forma, essa minha busca por emprego. Estou buscando minha primeira experiência profissional e por isso vim até a Fundat em busca dos cursos gratuitos. Quero aprender como preparar meu currículo, me portar numa entrevista de emprego e assim aumentar as minhas chances de ser contratada. Já conhecia o trabalho da Fundat pela internet e sempre me empolgava ver os depoimentos dos alunos depois dos cursos. Quero ser a próxima a conseguir uma oportunidade também”, almeja.