Saúde de Aracaju implanta dreno ecológico em projeto experimental

Saúde
09/11/2023 16h39

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a implantação, de forma experimental, de drenos ecológicos que coletam a água do ar-condicionado e são considerados dispositivos sustentáveis pelo reaproveitamento da água, sendo uma escolha consciente para economia de recursos e responsabilidade ambiental. No momento, o dispositivo está implantado na sede da Secretaria, com a possibilidade de expansão para Unidades de Saúde da Família (USF).

De acordo com a diretora Administrativa da SMS, Erica Carvalho, a ideia da implantação dos drenos surgiu em uma reunião de planejamento com a equipe da Infraestrutura da Secretaria, com a busca de projetos que resultem em possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida da população.

“O dreno ecológico do ar condicionado permite o aproveitamento da água condensada, que seria desperdiçada, para outros usos não potáveis, como irrigação de jardins ou limpeza. Isso resulta em uma significativa economia de água ao longo do tempo. Esta redução de custos no consumo de água potável refletirá em uma redução nos gastos, ao longo do tempo, na conta de água. Além disso, com esta implantação dos drenos, estamos contribuindo para a preservação dos recursos naturais e reduzindo o impacto da sustentabilidade ambiental, com a utilização consciente da conservação da água”, explica Érica.

Drenos ecológicos
Segundo o gerente de Manutenção de Equipamentos da SMS, Marcel Aragão, a equipe do setor de Infraestrutura pesquisou no mercado quais os tipos de caixa de água vertical que existiam para o aproveitamento da água, foram encontrados vários modelos, mas o custo era muito alto.

“Foi quando tivemos a ideia de fazer drenos ecológicos aproveitando tubulações, alguns materiais de construção que seriam descartados, a custo zero, só o tempo da mão de obra. O dreno ecológico também ajuda na manutenção predial, evitando o desgaste da pintura e também do próprio piso, evitando com a goteira de alguns aparelhos, a erosão no local. Além disso, estamos prevenindo a retenção de água, pois existem ares condicionados que geram água condensada e, sem o dreno, poderia juntar água limpa e parada, com a possibilidade de formar foco para proliferação do mosquito do Aedes aegypti”, enfatiza Marcel.

Instalados na sede da SMS, a Secretaria estuda a implantação, também, na USF Niceu Dantas, quando a mesma for entregue à população, como um modelo piloto das unidades da rede municipal.