Inscrições nos Editais referentes a Lei Paulo Gustavo em Aracaju são prorrogadas

Cultura
10/11/2023 15h55

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), prorroga as inscrições de editais da Lei Paulo Gustavo em Aracaju. Os interessados nos editais de Audiovisual, Demais Linguagens e Premiação, poderão se inscrever até o domingo, dia 12 de novembro, pela plataforma digital Mapa Cultural de Aracaju.

O interessado poderá se inscrever em mais de um edital, com apenas um projeto para cada. O agente cultural também não poderá exercer apenas funções administrativas no âmbito do projeto, mas também função de criação, direção, produção, coordenação, gestão artística ou outra função de destaque.

Segundo o presidente em exercício da Funcaju, Fernando Montalvão, a prorrogação do prazo de inscrição garante que os interessados consigam construir suas propostas da melhor forma. “Aumentar mais um pouquinho o prazo de inscrições permite que os agentes culturais possam implementar e revisar suas propostas, como também novos interessados tenho um final de semana para produzir e concorrer as categorias dos editais”, comenta.

Sobre os editais
O Edital de Audiovisual conta com as categorias de produção audiovisual, que engloba curta-metragem, formatos híbridos audiovisuais, videoclipes, séries, desenvolvimento de projetos e videocasts. Além disso, os interessados podem se inscrever para participar de projetos de festivais, pesquisas científicas, cursos e oficinas de capacitação.

No Edital de Demais Linguagens, os interessados poderão inscrever projetos nas seguintes linguagens: artes cênicas, artes visuais, cultura urbana, música, quadrilhas juninas, cultura popular, capoeira, literatura e economia criativa. Cada categoria possui desdobramentos: por exemplo, os interessados em projetos para artes visuais poderão fazer projetos para exposições físicas ou produção de obra de arte.

Além desses, o Edital de Premiação para Agentes Culturais premiará fazedores da cultura que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural de Aracaju, nas seguintes linguagens: Artes Cênicas, Artes Visuais, Cultura Urbana, Música, Quadrilhas juninas, Cultura Popular, Capoeira, Literatura e Técnicos.

O Edital de Termo de Colaboração com Organização da Sociedade Civil segue com inscrições até o dia 1º de dezembro; já o edital de Pareceristas terá o resultado publicado nesta sexta-feira com a lista parcial dos selecionados.

Requisitos e documentações
As inscrições nos editais são gratuitas e serão realizadas somente através da plataforma Mapa Cultural de Aracaju. Poderão se inscrever qualquer agente cultural, pessoa física ou jurídica, residente no município de Aracaju com atuação no campo artístico-cultural há pelo menos 01 (um) ano.

Os artistas poderão se inscrever em mais de um edital, concorrendo com até três projetos. O interessado não poderá exercer apenas funções administrativas no âmbito do projeto, mas também função de criação, direção, produção, coordenação, gestão artística ou outra função de destaque.
    
Portfólio, release e clipping são alguns dos requisitos que deverão estar presentes no Perfil do artista, no Mapa Cultural de Aracaju, para inscrição nos editais. É possível encontrar nos anexos de cada edital da LPG, outros requisitos e o detalhamento da documentação necessária para as inscrições, como o cadastro de RG, CPF, currículo e portfólio, além dos arquivos dos projetos.

Para maiores dúvidas, é possível entrar em contato com a Funcaju por meio das suas redes sociais, @funcaju; por telefone: (79) 3179-3685/3695; ou pelo e-mail: leipaulogustavo@aracaju.se.gov.br.