Prefeitura realiza ação de conscientização sobre preservação e limpeza das praias

Agência Aracaju de Notícias
11/11/2023 11h19

Manter a praia limpa e sem resíduos sólidos é de fundamental importância na preservação da natureza, além de deixar o local mais bonito e agradável para os banhistas. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou na manhã desta sábado, 11, mais uma edição do programa Praia Limpa. A ação aconteceu na faixa de areia da Praia da Cinelândia, com o objetivo de conscientizar os banhistas e vendedores ambulantes sobre os impactos do descarte irregular de resíduos nas praias.
 
Durante a ação, que contou com a parceria da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira, foram distribuídas sacolas biodegradáveis e feita a conscientização dos banhistas para que coloquem o lixo dentro dessas sacolas. Além disso, a equipe da Educação Ambiental da Sema também fez o recolhimento de lixo e resíduos sólidos presentes na areia da praia. Ainda dentro da programação, foram realizadas atividades físicas, aula de fitdance e instrução de capoeira. Também foi feita a divulgação da Lei 5.203/2019, que trata da proibição da venda e distribuição de canudos que não sejam biodegradáveis.  

O evento contou com a participação do secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos. Segundo ele, priorizar a conscientização ambiental tem sido uma das diretrizes do prefeito Edvaldo Nogueira na atual gestão. “O programa Praia Limpa é uma ação nessa direção, que visa conscientizar os banhistas, tanto os visitantes quanto os habitantes de Aracaju, para que a gente possa continuar usufruindo da praia, mas mantendo o ambiente limpo, cada um cuidando do seu lixo individual que é gerado durante a visitação. Quem comeu algo, pega o lixo, coloca em uma sacolinha, preferencialmente biodegradável, e conduz para as lixeiras dos bares e restaurantes, para que se mantenha a praia limpa”, disse.

O secretário destacou, ainda, que esta ação teve como foco, também, os restaurantes, bares e ambulantes, para que a conscientização da população possa contar com o engajamento desse setor produtivo. Ele ainda ressaltou outros dois aspectos importantes, como o descarte do óleo na praia, e a distribuição de canudos de plástico. “A praia gera muito óleo combustível, muita fritura para as comidas, e esse óleo deve ser descartado corretamente, não deve ser direcionado à rede de drenagem. Que cada um cuide do seu óleo e faça a destinação correta. Outro aspecto é que nós temos uma lei municipal que proíbe a distribuição de canudos de plástico. Desde que foi promulgada, em 2019, nós temos feito sucessivas campanhas educativas lembrando aos donos de bares e restaurantes da cidade que só podemos, em Aracaju, distribuir canudos se forem biodegradáveis”, declarou.

Parceria e conscientização

Parceiros importantes no programa Praia Limpa, membros da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira se somaram a esse esforço de conscientização e de limpeza da praia. Um deles foi o mestre de capoeira Luiz Carlos Vieira Tavares. “Essa programação acontece todos os anos em um estado diferente. Aqui em Aracaju, tivemos o apoio da Prefeitura e da Sema, que nos proporcionaram essa parceria para que pudéssemos conscientizar, não só os turistas, mas toda a população, na questão da limpeza. A Associação Brasileira de Capoeira tem uma programação anual, e já temos programada uma oficina de construção de berimbau, na qual também vamos ensinar sobre o replantio da biriba, que é a madeira utilizada para a construção do instrumento”, disse.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Alves, destacou que a ação foi muito bem aceita pelos banhistas e turistas. “Recebemos depoimentos de pessoas que gostaram do projeto e querem se somar a esta ação nas próximas edições. E a gente percebe que realmente existe essa grande necessidade. Já fizemos abordagens na praia e todo mundo está aceitando muito bem o nosso material e as nossas orientações de sensibilização. Que cada um faça a sua parte, descartando o seu lixo de forma individual e procurando um ponto regular para fazer esse descarte da forma correta”, afirmou.

Turista vinda de Salvador (BA), a contadora Rosa Virgínia da Silva não poupou elogios ao programa. “Estou fazendo um passeio em Aracaju hoje e adorei a ideia desse projeto que está sendo realizado aqui. Eu realmente acho que tem que conscientizar as pessoas porque a praia precisa estar limpa, em qualquer estado, em qualquer lugar”, declarou.

Opinião semelhante teve a assistente social Simone Azevedo, banhista que presenciou as atividades do programa Praia Limpa. “Venho sempre à praia, amo a natureza e acho essa ação importantíssima, que super valorizo. Sempre que posso, também trago um saquinho biodegradável à praia para recolher meu lixo. Essa ação é de grande importância para a natureza e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está de parabéns por desenvolver esse projeto”, disse.