Prefeitura finaliza com sucesso sua participação no Festuris, em Gramado

Indústria, Comércio e Turismo
12/11/2023 11h04

Na noite de sábado, 11, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), encerrou sua participação na 35ª edição do Festival de Turismo (Festuris), em Gramado, um dos mais renomados eventos do turismo na América Latina. O domingo, de acordo com os organizadores, foi dedicado a um tour oferecido aos participantes pelos principais atrativos da cidade sede do festival.


O prefeito Edvaldo Nogueira expressou sua satisfação com o resultado positivo da participação da cidade no Festuris, ressaltando seu compromisso com o trade turístico e os esforços da gestão municipal para posicionar Aracaju como um dos principais destinos turísticos do país.


“Fortalecer o turismo da capital tem sido uma prioridade para a nossa gestão, que vem atuando de maneira efetiva para colocar a cidade na lista dos destinos mais procurados do país. Seja através da parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Sergipe, a ABIH, para a qual destinamos R$1,5 milhão para a divulgação da capital como destino turístico, seja por meio de ações promovidas pela Secretaria Municipal do Turismo, temos trabalhado para propagar o nosso potencial, mostrando nos grandes eventos, como o Festuris, aquilo que temos de melhor no que diz respeito às nossas riquezas naturais, culturais e gastronômicas. Como consequência destes importantes investimentos, temos registrado um alto número de turistas, que tem procurado Aracaju para desfrutar de momentos de lazer e diversão, impulsionando toda a cadeia produtiva e gerando emprego e renda“, afirma o prefeito de Aracaju.


Durante os dias de Festuris, a Setur esteve ativamente envolvida em diversas atividades, promovendo os atrativos turísticos da capital e estabelecendo contatos estratégicos com players do mercado para impulsionar o turismo em Aracaju. O estande, com 70m² de área, atraiu a atenção dos visitantes pelo confortável espaço e os elementos da identidade cultural sergipana apresentados em painéis, vídeos e produtos do artesanato suspensos no teto, “um convite a uma linda imersão nas singulares belezas da nossa capital”, exaltou o secretário do Turismo, Jorge Fraga.


“Fiquei apaixonada por esse estande lindo de Aracaju, pela cidade linda de Aracaju, parabéns aos idealizadores, está maravilhoso”, revelou a gerente da Cetur/CNC, Aline Lopes.


O painel de divulgação do Forró Caju encantou Aline Matos, da Urbia Parques, que considerou o estande de Aracaju um dos mais bem elaborados do evento. “Estou aqui em um dos estandes mais bonitos da feira, olha essa delicadeza (referindo-se ao painel do Forró Caju), eu achei lindo o estande, parabéns pela criatividade e pela beleza que vocês trouxeram para o Festuris”, elogiou a profissional.


Além do trabalho de acolhimento feito pelas equipes da Setur, os visitantes receberam informações detalhadas sobre os atrativos turísticos da capital sergipana, degustaram produtos da culinária regional e receberam brindes promocionais, como canecas e chapéus de palha personalizados com a marca turística do destino Aracaju.


Uma equipe completa do Makai Resort, empreendimento localizado no município de Barra dos Coqueiros, foi conferir as novidades e belezas apresentadas no estande de Aracaju. “O Resort Makai é um grande empreendimento em beleza, sofisticação e ficamos muito felizes com a honrosa visita de toda sua equipe em nosso estande”, disse Jorge Fraga.


Rafa e Sana são blogueiros e têm um perfil no instagram, o @saiviajando, onde contam suas experiências em viagens que fazem por todo o país. Na visita ao estande da Setur, encantaram-se com as novidades da capital sergipana e já colocaram Aracaju no próximo roteiro de viagens. “Somos de Caxias do Sul, estamos com um projeto bem legal e viemos conhecer o estande de Aracaju para, quando a gente estiver subindo para o Nordeste, dar uma passadinha lá (em Aracaju) para mostrar tudo em nossas redes sociais”, revelou Rafa.


O CEO do Grupo Vidam, professor José Wilson, esteve todos os dias de evento no estande de Aracaju e não escondeu sua emoção e entusiasmo com o fortalecimento do turismo em Aracaju, a partir das ações que a gestão municipal tem realizado na divulgação do destino.

 

“Estou aqui há dois dias para testemunhar o sucesso desse estande, o sucesso de toda a apresentação da nossa cultura, gastronomia, história e belezas naturais. Parabenizo a Prefeitura de Aracaju, o secretário e toda sua equipe que está aqui pela energia. Turismo é energia, é sempre acreditar naquilo que ainda não existe”, declarou emocionado o empresário.


Feliz com toda a repercussão positiva, Jorge Fraga ressalta que o Festuris não é apenas um evento de promoção de destinos turísticos, “ele é um espaço para valiosas trocas de informações sobre o mercado do turismo, estreitamento de relações com gestores públicos, empresários, operadoras, agentes de viagens, guias de turismo, bem como jornalistas de grandes grupos de comunicação e influenciadores digitais”.


Jorge Fraga enfatiza o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com o fortalecimento da atividade do turismo na capital. “Nossa participação no Festuris é uma prova do compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com o turismo. A visão de que essa atividade econômica é uma usina de prosperidade e de geração emprego e renda para nossa cidade. Portanto, nos despedimos de Gramado com mais uma missão cumprida e com a certeza de que o investimento feito aqui trará resultados para nossa economia e para o progresso do turismo em nossa cidade”, avalia o gestor.


Na edição deste ano, participaram da feira mais de 15 mil visitantes, 2,7 mil marcas expositoras, 400 estandes e 40 destinos internacionais. No encerramento do festival, os organizadores anunciaram a data da 36ª edição do Festuris: 7 a 10 de novembro de 2024. "Terminou o Festuris 2023 e já daremos início a nossa participação em 2024. É assim que se constrói o futuro: com planejamento", afirma Jorge Fraga