Prefeitura realizará seminário sobre qualidade do atendimento na Educação Infantil

Educação
13/11/2023 16h27

Com o intuito de ampliar conhecimentos pedagógicos no que diz respeito à primeira infância, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizará o Seminário de Educação Infantil de Aracaju com o tema “A qualidade do atendimento que respeita os direitos das crianças”. O evento acontecerá em duas datas, o primeiro no dia 17 de novembro, no turno da manhã e tarde, direcionado a diretores, coordenadores pedagógicos, professores e convidados, no Hotel Arcus,  na Coroa do Meio. O segundo acontece no dia 25 de novembro, pela manhã, direcionado a cuidadores de creche, no auditório Antônio Vieira, no Siqueira Campos.

O objetivo do seminário é proporcionar aos profissionais da rede municipal de Educação a oportunidade de discutir sobre o atendimento de qualidade na educação infantil em cada instituição. Seguindo as orientações e os parâmetros nacionais de qualidade na primeira infância, a rede municipal de Aracaju decidiu construir, a partir desse documento, uma forma própria de consulta para elaborar os indicadores. A comunidade escolar vai passar por uma avaliação interna, para analisar em que parâmetros as instituições de ensino estão em relação a qualidade de atendimento.

No dia 17, pela manhã, o evento contará com duas convidadas para debater sobre a temática. A coordenadora-geral de Educação Infantil da Secretaria Nacional de Educação Básica (SEB/MEC), Rita Coelho, fará a abertura do seminário, através de uma intervenção por vídeo para Aracaju, falando sobre a política nacional por uma educação infantil de qualidade. Em seguida, a professora da USP, Ana Paula Soares da Silva, falará sobre a sua participação na construção dos indicadores nacionais em 2008, e da elaboração dos indicadores de qualidade de São Paulo, além de fechar as palestras do período da manhã ela iniciará o turno da tarde, complementando o tema.

O dia contará também com a participação da professora Diana Viturino dos Santos, Coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Irene Romão de Brito, contribuindo para o seminário falando sobre a importância da realização de um diagnóstico institucional na busca da qualidade de atendimento em cada escola. O primeiro dia de Seminário se encerrará com a apresentação de Nubia Lira, Coordenadora de Educação Infantil de Aracaju, expondo como estão os indicadores de qualidade da rede municipal de ensino do município.

No segundo dia, 25 de novembro, Nubia Lira, juntamente com a professora Diana Viturino, abordarão a importância do diagnóstico de qualidade em cada instituição e o papel de cada um. “A partir desse diagnóstico vamos construir ações propositivas para a qualidade de ensino e como compromisso social de todos. Cada um terá uma contribuição para um atendimento de qualidade infantil na rede municipal de ensino de Aracaju”, afirma.