Primeira escola municipal de educação infantil de Aracaju, Emei José Garcez Vieira celebra 79 anos

Educação
13/11/2023 18h03

Primeiro Jardim de Infância da rede pública de ensino da capital, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos, completou 79 anos no último dia 10 de novembro. Para celebrar a data, a unidade escolar está promovendo uma exposição com registros e detalhes de sua história, homenageando alunos e todos aqueles que se empenham, ao longo dos anos, pela educação de milhares de crianças.

"Temos uma honra e um orgulho muito grande de estar à frente desta escola, fazendo-a progredir cada vez mais, junto a nossa equipe, para que possamos administrar e orientar constantemente cada passo das crianças que frequentam este espaço. Meus parabéns à Emei José Garcez Vieira. Estamos juntos nesta luta pela educação no município de Aracaju", diz a diretora da escola, Silvia Pereira.

Hoje, a escola conta com 307 alunos matriculados em 18 turmas; com 17 professores ao todo, 27 cuidadores, duas turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e oito funcionários.

Através da exposição, organizada no hall de entrada da escola, são apresentadas fotografias como as da escola ao longo dos anos, dos profissionais que já compuseram e compõem o trabalho local e de nomes ilustres que já estudaram ali. Professoras de cada turma têm levado os alunos para prestigiarem a mostra. A iniciativa partiu da coordenadora pedagógica da Emei, Maria José Sacramento, com o intuito de evidenciar a memória da instituição e fortalecer o sentido de pertencimento entre toda a comunidade escolar.

"É um privilégio, como coordenadora, trabalhar na primeira escola de educação infantil de Aracaju, antes chamada Jardim de Infância José Garcez Vieira, e hoje Emei José Garcez Vieira. Desde seu início e até hoje, tem grande importância para as famílias do bairro Siqueira Campos e de outros próximos a ele. O trabalho realizado aqui é fundamentado no afeto, no cuidado e na formação de futuros adultos autônomos e capazes de exercer a cidadania. Pelo Garcez já passaram muitas gerações e hoje temos filhos e netos de pessoas que passaram pelos bancos escolares desta unidade de ensino", expressa Maria José.

História e desenvolvimento
No início da década de 30, a Casa da Criança de Sergipe já ofertava um trabalho pedagógico para a população, mas como um dos serviços assistencialistas do local. Uma unidade de ensino voltada, especificamente, para ofertar a educação infantil, e de forma abrangente, só surgiu com a criação da Emei. Ela foi inaugurada em 10 de novembro de 1944, como Centro Municipal de Assistência à Criança, pelo então prefeito José Garcez Vieira.

Assim como nos dias atuais, a unidade escolar representava um forte meio de educação pré-escolar para as famílias aracajuanas. Ao ser aberta, a faixa etária atendida pelo Jardim de Infância era de 4 a 6 anos e havia demasiada procura por parte da população. Com uma vasta área verde e animais de pequeno porte criados no quintal da Emei, as crianças eram incentivadas a cuidar da natureza. Também havia foco no ensino musical e de tarefas domésticas.

Coordenadora da Educação Infantil da Semed, Núbia Lira parabeniza a escola, pontuando o quanto a Emei é importante, não só para a história do bairro Siqueira Campos, mas para todo o caminhar do âmbito educacional em Aracaju. De acordo com ela, hoje a unidade de ensino representa o grande avanço pelas quais as escolas de educação infantil passaram na sociedade.

"Parabenizamos a todos que compõem a escola. Da equipe gestora, que está envolvida e compromissada com a comunidade, até o conjunto coletivo da escola: todas as professoras e professores que promovem o ambiente educativo, cotidianamente; aos cuidadores de apoio de creche, aos de crianças com deficiência, às professoras da sala de recursos, aos que trabalham para manter a escola limpa, aos que mantém uma merenda adequada e aos profissionais administrativos. Todos grandes aliados, se empenhando para oferecer o melhor da educação para a população de Aracaju", ressalta Núbia.

Segundo ela, é um salto de qualidade fantástico pensar que a escola ou creche saiu da condição de "guardar" crianças durante o dia para a família trabalhar, e passar a ser um espaço de direito da criança de ser cuidada.

"É uma honra termos uma escola que marca a história da educação infantil no município de Aracaju. Um feito de grande importância pelo serviço prestado naquela comunidade em uma das instituições de educação mais lindas pra mim: a gente já entra na escola pelo jardim, tem riqueza dos espaços abertos ao sol, árvores, ampliando a relação das crianças com os recursos naturais", enfatiza.