Casa de Passagem promove ação de regularização eleitoral para acolhidos em parceria com o TRE

Assistência Social e Cidadania
14/11/2023 12h34

Com o tema Cidadania, Saúde e Bem-Estar, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Casa de Passagem Freitas Brandão, unidade da Alta Complexidade da Proteção Social Especial do Sistema Único da Assistência Social (Suas), gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, realiza durante este mês de novembro uma vasta programação alusiva à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo promover ações de prevenção ao câncer de próstata.

Com o intuito de ofertar cidadania para os usuários da unidade de acolhimento para população em situação de rua, na manhã desta terça-feira, 14, a Casa de Passagem, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), realizou ação de regularização da situação eleitoral, com emissão do título do eleitor, transferências e regularização de multas. Cerca de 28 acolhidos participaram da ação.

“Pensamos em fazer uma ação contínua para que a gente fortaleça essa cidadania, não só apenas em um mutirão, mas de forma extensiva durante todo o ano. Aqui tem os coletores de biometria, então ficaria mais fácil do que o TRE ir até a unidade, por isso trouxemos os nossos acolhidos. A gente torce e acredita muito no progresso do outro, mas se a gente não cria políticas públicas para isso, nada faz sentido. Então trazê-los aqui, mostrar que são cidadãos tanto quanto todos nós, que não estão à margem, mas são parte da sociedade, fortalece e faz com que entendam o compromisso que eles têm com a cidadania”, destaca a coordenadora da Casa de Passagem Freitas Brandão, Kelly Teles, ao detalhar que a articulação iniciou durante o mutirão PopRuaJud, em agosto.

A coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Eleitorado e membra do Comitê Nacional da Política em favor da População em Situação de Rua, Ana Karla Carvalho, explica que o órgão sempre busca realizar ações voltadas à população em situação de rua, garantindo o exercício da plena cidadania.

“Fizemos em 17 de agosto um mutirão para atender a esse público, e aí já conhecemos a coordenadora nesse mutirão e ela pôde entrar em contato para a gente realizar esta ação, para atender a essas pessoas e que eles possam, no futuro, exercer sua cidadania, poder votar, regularizar o restante da sua documentação, dar entrada em benefícios sociais, então a gente quer dar dignidade a esse público”, explica.

Em situação de acolhimento na Casa de Passagem Freitas Brandão há cinco meses, Enock da Silva Oliveira é de Feira de Santana e aproveitou a oportunidade para transferir seu título para Aracaju e não deixar de exercer sua cidadania em 2024.

“É uma grande oportunidade de regularizar meu título, inclusive eu transferi para Aracaju, é muito importante para todos nós estarmos em dia com a Justiça Eleitoral. Hoje me encontro no Freitas Brandão, onde estou sendo bem acolhido e que me deu essa oportunidade de vir aqui e poder ter um novo título aqui da cidade de Aracaju. Só quem tem a ganhar somos nós. Só posso agradecer por essa oportunidade”, disse.

Já o acolhido Cristiano Santos Oliveira, que se encontra na Casa de Passagem Freitas Brandão há três meses, essa é uma grande oportunidade de melhorias para as pessoas que se encontram na unidade. “Pra mim está sendo uma oportunidade ótima, porque quando eu estava na rua não ligava pra nada, não tinha título, não tinha nada, hoje já tenho o título eleitoral, já vou tirar minha carteira de identidade. O que a gente sempre espera é melhorias pra nós”, afirmou.