Galeria de Arte Álvaro Santos promove a Exposição Nacional de Aquarela

Cultura
16/11/2023 11h35

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promove na próxima terça-feira, 21, o lançamento da Exposição Nacional de Aquarela. O evento acontece a partir das 17h, na Galeria de Arte Álvaro Santos e apresenta 23 obras de arte, de 17 aquarelistas nacionais, com curadoria do artista plástico Luiz Firmino Neto. O vernissage fica a cargo da apresentação musical dos alunos de violoncelo, da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT).

O projeto, que teve início em 2015 e já passou por alguns estados brasileiros, traz aquarelas das mais variadas temáticas, a fim de promover e apresentar essa técnica de pintura. Em conjunto com esta mostra artística, o curador Luiz Neto também traz a exposição individual Memórias, com 24 quadros, igualmente em aquarela.

Para o presidente em exercício da Funcaju, Fernando Montalvão, a Galeria de Arte Álvaro Santos tem por finalidade trazer à tona talentos artísticos nacionais. “A exposição é uma oportunidade do público conhecer artistas que se dedicam à aquarela. Além disso, o lançamento permitirá que possam desfrutar da apresentação de violoncelo, que os alunos da Valdice Teles estão se aperfeiçoando”, comenta.

De acordo com o curador, as mostras permitem que os espectadores conheçam sobre artistas nacionais que se dedicam a esta arte. “A importância de levar estes trabalhos para vários estados no Nordeste é com o propósito de incentivar a técnica da aquarela, não somente como um produto artístico, mas também como uma técnica importante para arquitetura, design, programação visual  entre outras”, relata Luiz.

A apresentação musical fará parte da abertura da exposição, com a participação de cinco alunos, além do oficineiro que ministra a disciplina, Marcos Antônio. “A expectativa é poder agradar ao público, apresentando músicas conhecidas, como de Elvis Presley, Lady Gaga, entre outros, enquanto eles estão apreciando tanto o som como as obras de arte”, explica o oficineiro.

A mostra é gratuita e segue aberta para visitação até o dia 28 de dezembro. A Galeria de Arte Álvaro Santos funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.