Emsurb leva ação educativa ao bairro Luzia e reforça utilidade dos Pontos de Entrega Voluntária

Serviços Urbanos
17/11/2023 17h35

Instalados em áreas de convivência, a exemplo de orlas, parques e praças, os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) são importantes ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura de Aracaju para o recolhimento de recicláveis. Nesse sentido, nos últimos dias, para reforçar a funcionalidade do equipamento, a equipe de educação ambiental da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dialogou com moradores e comerciantes do bairro Luzia.

Atualmente, 57 dispositivos estão distribuídos em diversos pontos da cidade, como os bairros Siqueira Campos, Farolândia, Ponto Novo, São Conrado, Industrial, Jabotiana, 18 do Forte, além da região central da cidade, conforme explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

“A Prefeitura vem ampliando as ações que levam às comunidades a mensagem sobre a importância da reciclagem. Então, em algumas localidades detectamos a necessidade de um trabalho específico para massificar informações a respeito dos tipos de resíduos que podem ser descartados no PEV, uma vez que nossos agentes já encontraram no interior do equipamento lixo orgânico, dejetos e até animais mortos. O nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para a causa ambiental e, ao mesmo tempo, esclarecer os outros serviços disponibilizados pela Emsurb, no tocante ao descarte consciente”, enfatizou o presidente que ressaltou também que as localidades que possuem a presença dos ecopontos também recebem a atenção da equipe, por conta do alto índice de descarte irregular.

Após ouvir atentamente as instruções, a moradora do bairro Luzia que vive no local há 36 anos, Cândida Tavares, abraçou a iniciativa sustentável e, a partir de agora, será uma multiplicadora do conhecimento recebido a respeito dos serviços de coleta da Emsurb. “Eu sempre fiz essa separação aqui em casa, do lixo orgânico e do que serve para reciclagem e, por isso, achei muito válidas as informações passadas pelos jovens sobre a PEV e já vou instruir os vizinhos e também meus familiares para que coloquem as garrafas de vidro, alumínio e outros materiais que usamos no dia a dia aqui em casa”, informou a aposentada.

Adriana Machado, que possui um estabelecimento comercial na região, considerou a ação educativa essencial para manter a população informada a respeito de mais uma atividade ofertada pela empresa municipal, até então desconhecida por alguns. Para ela, o incentivo ao descarte consciente contribui para a conservação da comunidade e também com a preservação do meio ambiente.

“Projetos como esses são fundamentais porque têm um retorno muito importante na geração de renda para quem trabalha com material reciclável. Assim, a Prefeitura está de parabéns, pois a gente sabe que o tempo de degradação de materiais como plásticos e eletrônicos é prejudicial ao meio ambiente. Então, tendo uma estrutura como essa aqui próximo, que eu particularmente desconhecia, é uma maravilha. Sendo assim, já me comprometo a fazer o depósito nessa estrutura adequada que, para mim, é até uma questão de conveniência”, ressaltou.

“Não conhecia a finalidade desse equipamento, embora já tivesse visto algo na televisão. Como o pessoal passou informando, achei muito válido, pois é melhor ter um local específico para descartar materiais que podem ser reciclados do que descartar em locais indevidos. Vou passar para os clientes também, para que eles coloquem no lugar correto, principalmente as garrafas pet. Vou espalhar para todo mundo, pois o que é positivo para nossa cidade merece ser apoiado”, comentou a comerciante Marta Assis.

Para a educadora ambiental Maria Williane Santos, o trabalho porta a porta vai além da questão ambiental. Ela destacou o papel social da iniciativa que demonstra para os moradores a importância da mudança de hábitos para a preservação do meio ambiente.

“O intuito dessa ação é mostrar para a sociedade que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos positivos. Quanto a utilização do PEV, estamos orientando os moradores e comerciantes que o local é próprio para receber materiais que podem ser reciclados e são reaproveitados por outras cooperativas, evitando o descarte irregular de lixo em esquinas, praças, etc. Então, nas abordagens evidenciamos, também, as formas de separação dos resíduos secos que não podem conter fezes de animais, nem lixo doméstico”, detalhou.

Nesta sexta-feira, 17, o grupo percorreu o bairro Olaria, levando orientações sobre o descarte correto de lixo, bem como esclarecimentos a respeito dos serviços já prestados pela empresa municipal. “Amanhã [18] levaremos a blitz ambiental à Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro. Para a próxima semana estão programadas visitas aos bairros Capucho, Cirurgia e Dom Luciano”, informou o  supervisor da Educação Ambiental da Emsurb, Eduardo Lima Dantas.