Prefeitura realiza "Semana de Mobilização" em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue

Saúde
17/11/2023 16h54

Instituído pela Lei Nº 12.235/2010 o penúltimo sábado de novembro marca o Dia Nacional de Combate à Dengue, por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza de 18 a 25 deste mês uma “Semana de Mobilização”, intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), Jeferson Santana, neste sábado, 18, Dia D de mobilização, a equipe dos agentes de endemias dará início a “Semana de Mobilização, realizando mais um mutirão de combate ao mosquito, que reforça a atuação diária do município contra o mosquito transmissor da dengue, chigungunya e zika.

“O local escolhido foi o bairro Palestina e nosso trabalho nos mutirões é desenvolvido em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos [Emsurb]. Até o momento, neste ano, já foram realizados 30 mutirões nos bairros com maiores índices de infestação e de casos. Estrategicamente, os mutirões acontecem aos sábados, dia em que os moradores estão mais em casa e, com isso, podem receber nossos agentes de endemias para que acessem o interior das residências e sejam orientados sobre como impedir a proliferação do mosquito”, explica Jeferson.

Ainda na programação semanal, o coordenador destaca que as visitas domiciliares e o fumacê costal auxiliam no bloqueio de transmissão do vetor. “Na segunda-feira, 20, o fumacê estará no bairro Santos Dumont; na terça, 21, no Ponto Novo. Já na quarta-feira, 22, a ação acontece no bairro Atalaia e, na quinta-feira, 23, será a vez do bairro Cidade Nova. A escolha dos bairros é realizada de acordo com os casos notificados. A pulverização da substância ocorre das 17h às 19h, e é sempre realizada por agentes de endemias, os quais orientam a população a manter janelas e portas abertas para maior circulação do produto. No sábado dia 25, o mutirão será realizado no bairro Porto Dantas”, enfatiza.

Outras ações programadas
Com o objetivo de disseminar a conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, as unidades de saúde de toda rede municipal irão promover salas de espera temáticas dedicadas a este assunto. Essa iniciativa visa não apenas abordar a saúde individual, mas também fortalecer a consciência coletiva, transformando as unidades em locais estratégicos para a promoção ativa da saúde pública.

Nos dias 21 e 23, os trabalhos acontecerão em escolas da rede municipal. No período da manhã do dia 21, será realizada palestra com foco na conscientização sobre o combate ao mosquito, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso. Já no dia 23 esta mesma ação será realizada na Emef Jaime Araújo, no bairro Soledade.

Participação da população
Jeferson reforça que toda essa mobilização e estratégias realizadas pela SMS na busca de mais saúde pública não diminuem a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa e deve adotar cuidados preventivos à proliferação do mosquito.

“As visitas domiciliares, o fumacê costal e os mutirões, atuam como aliados nesse combate ao mosquito, ou seja, a vigilância da população é fundamental, no sentido de manter uma rotina de manutenção nos locais de potencial infestação, como os depósitos de água ao nível do solo, como lavanderias e tonéis, ou mesmo pneus e vasos de plantas. O mosquito se desenvolve, principalmente, em locais com água parada e limpa. Então, é necessário que a população redobre a atenção e evite que a água fique parada, porque ali pode se tornar um possível criadouro e um foco de mosquito”, ressalta o coordenador.

Atendimento e notificação
Em caso de qualquer sintoma das doenças, é importante que a população busque ajuda médica de imediato. “Mesmo com todos os cuidados, sempre orientamos as pessoas que, ao perceber sinais de sintomas como febre, dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, não se automediquem, procurem ajuda médica imediatamente na unidade de saúde de referência da sua região. O teste sorológico para detecção do vírus é disponibilizado em todas as Unidades e deve ser feito nos primeiros dias de manifestação de sintomas. Casos mais graves são encaminhados para os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva”, reforça.

A população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo e-mail saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, enviando fotos e vídeos dos locais com focos, e ainda pelo telefone 0800 729 3534, opção 2, para registrar sua denúncia de imóveis fechados ou locais que estejam com focos do mosquito.