Alunos do projeto "Um Salto na Educação" embarcam para competição nacional em Brasília

Juventude e Esporte
17/11/2023 18h20

Quatro alunos do projeto “Um Salto na Educação”, realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), embarcaram nesta sexta-feira, 17, no Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria, rumo à Brasília, onde acontece o 1° Festival Internúcleos de Saltos Ornamentais ao longo do final de semana, até a segunda-feira, 20.

Os atletas Adricyany dos Santos, Arthur Braga, Danielly Santana e Victor de Carvalho vão representar Aracaju na competição, que reunirá representantes de seis polos do projeto. O secretário Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, que acompanhou o embarque dos atletas, falou sobre a felicidade e a realização em ver os alunos do projeto vivenciando essa experiência inédita de viajar para fora de Sergipe.

“São crianças de origem simples que, na sua totalidade, nunca viajaram de avião. Tudo que a secretaria fez durante esses dois anos de projeto, junto à Semed, já compensou com o dia de hoje. Ainda mais em pensar que é uma iniciativa que atende a mais de cem crianças, trabalhando salto ornamental de uma maneira lúdica. Então, estou muito feliz. Essa data, pra mim, ficou marcada”, disse o secretário.

Theodoro Filho, professor do projeto e que coordena a delegação aracajuana, comentou sobre a expectativa para a viagem e para a competição.

“É uma responsabilidade muito grande de estarmos levando essas crianças de um projeto fantástico. Nós fizemos todo esse período de treinamento e estamos confiantes que vamos trazer bons resultados”, comentou.

Para os alunos do projeto, a animação em conhecer um novo lugar e participar de uma competição nacional é o sentimento que predomina. Danielly Santana, de 11 anos, conta que nunca foi a Brasília e que está ansiosa pela experiência.

“Estou um pouco nervosa e ansiosa, mas também bastante animada. Minha expectativa é de trazer a medalha pra gente”, disse a estudante.

A mãe de Danielly, Josenilza dos Santos, acredita que a filha vai conseguir realizar o sonho dela de retornar de viagem com uma medalha estampada no peito.

“Estou muito feliz, por ela [Danielly] ser uma guerreira e estar indo representar Sergipe. Então, estou bastante confiante nela, no professor Theo, e creio que vai dar tudo certo”, disse a dona de casa.

Outro atleta que está viajando de avião pela primeira vez é o estudante Victor de Carvalho, de 12 anos. Para ele, a ansiedade e a felicidade são sentimentos que se misturam neste momento.

“Estou muito feliz por estar viajando de avião pela primeira vez, eu sempre quis participar de um projeto como esse, com piscina. E eu estou bastante alegre e ansioso”, contou o aluno.

Emocionada com o embarque do filho, a mãe de Victor, Vanderlúcia Carvalho, falou que está orgulhosa em ver sua criança representar Aracaju na competição.

“Eu espero o melhor do meu filho na competição. Já estou até com saudades, porque nunca dormi sem ele, então espero que ele retorne logo”, comentou.

Sobre o projeto
“Um Salto na Educação” é um projeto de ensino de saltos ornamentais, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Saltos Brasil) e com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), financiadora da iniciativa.

Para Aracaju, o projeto foi captado pela Sejesp, que o executa com o apoio da Semed. As aulas são realizadas no Espaço Aquático Zé Peixe, de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Atualmente, a iniciativa conta com 144 alunos, entre 8 e 14 anos, de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs)

Além de Sergipe, mais nove estados já desenvolvem o projeto. No Nordeste, há polos em Alagoas, Ceará e Paraíba.