Perimetral Oeste: mulheres da Perimetral aprendem sobre poupança comunitária

Agência Aracaju de Notícias
16/11/2023 16h00

Poupança Comunitária foi o assunto abordado na reunião desta quinta-feira, 16, que envolveu o público feminino da comunidade do entorno da Avenida Perimetral e as “Mulheres poupadoras”, um projeto social composto por mulheres que desenvolvem uma poupança comunitária na Ilha de Deus, em Recife (PE). 

Lúcia Siqueira, Fátima Silva, Noêmia Fernandes e Elivania Rocha falaram sobre a experiência desse projeto, que visa fortalecer o papel das mulheres em suas famílias e em seus territórios, como também explicaram como funciona essa ação de poupar dinheiro e se organizar financeiramente para investir em projetos pessoais e comunitários. Os depoimentos das poupadoras incentivam outras mulheres e este intercâmbio de experiências permite que novas mulheres possam ser alcançadas pela metodologia da poupança comunitária.

A poupança comunitária, segundo Lúcia Siqueira, é instrumento para organização comunitária e, além de ajudar as pessoas a se organizarem, proporciona também encontros de descobertas pessoais e objetivos coletivos. “A poupança atrai para fortalecer e incentivar a organização comunitária e isso na vida de muitas mulheres é bem importante. Estamos felizes em compartilhar isso aqui em Aracaju”, partilha.

Quem também ficou feliz foi Fabiana Santos, que é moradora do Lamarão e participou do encontro. “Achei muito boas as dicas, principalmente pra gente que vai pra nossa casa nova, um meio economizar para comprar nossos móveis. Foi muito bom e quero aprender mais”, relata.
 
Trabalho social
A Técnica de Referência em projetos sociais para área da Habitação da Perimetral Oeste, Alexandra Déda, explica que dentro do trabalho social desenvolvido com a comunidade da Avenida Perimetral Oeste existe um eixo de Mobilização, Organização e Fortalecimento Social e, para que os moradores se sintam fortalecidos, é preciso se organizar. “Quando apresentamos um grupo como esse da poupança comunitária é para mostrar alternativas para se organizar, pensar nos objetivos, se desenvolver. E, para fazer esse planejamento precisamos de incentivo. Por isso, o objetivo dessa vinda delas é ajudar para que a comunidade possa se desenvolver”, explica.

Ayara Wanderley, Assistente Social da Diagonal, empresa contratada pela PMA para a execução do trabalho social da Avenida Perimetral Oeste, também reforça que o destaque desse momento é a  importância da união entre as mulheres. “Trazer experiências onde mulheres se fortaleceram através da organização e união é um movimento muito importante especial dentro deste projeto onde temos o programa de protagonismo feminino que busca dar voz e empoderar mulheres através de ações como esta e exemplos como os que ouvimos hoje”, ressalta.

Perimetral
A obra da avenida Perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.

Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.