Vacinação antirrábica: Prefeitura inicia postos fixos para imunização de cães e gatos

Saúde
18/11/2023 16h19

Neste sábado, 18, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (CCZ), iniciou a etapa dos postos fixos da Campanha de Vacinação Antirrábica, das 9h às 16h. A ação, realizada por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continuará no sábado, 25 deste mês, e também no dia 2 de dezembro.
    
O objetivo é imunizar mais de 48 mil cães e gatos contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida ao ser humano através de animais infectados. 

No município, a vacinação antirrábica foi dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio. A segunda etapa da campanha, iniciada hoje com os postos fixos estratégicos, contemplou os bairros Farolândia, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruanda, Robalo, Areia Branca, 17 de Março, Santa Maria, São Conrado, e a Orla Pôr do Sol, sendo que, nos próximos sábados, outros bairros serão contemplados.

De acordo com o supervisor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim Oliveira, a raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento e agressividade.

“A vacina é a principal forma de prevenção da doença e, para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. São contemplados na campanha caninos e felinos com idades a partir de 3 meses de vida, que estejam saudáveis e que não tenham realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Os animais mais agressivos devem ser levados para a vacinação usando focinheiras, para evitar acidentes, e coleiras para evitar fugas”, explica Bonfim.

Aprovação coletiva 

Cícero Santana, tutor do cachorro Lyon, levou seu bichinho para o posto de vacinação no conjunto Augusto Franco. Para ele, essa é uma questão de saúde pública e que beneficia não só os animais como também o ser humano. “É uma ação muito importante porque elimina doenças que podem atingir tanto o animal quanto o ser humano. Essa campanha é indispensável para a qualidade de vida da população e dos animais”, afirma.

Beatriz Melo, tutora da cadela Belinha, de 11 anos, destaca a importância de imunizar os animaizinhos. “Mesmo a minha Belinha, que não costuma sair de casa, sei que é necessário vaciná-la”, destaca Beatriz.

Paulo Lima, também levou seu cachorro Joy, de 6 anos para vacinar, e detalhou os cuidados que tem com seu animal e reforçou a importância da vacina contra raiva para proteger a todos. “Estou sempre seguindo as campanhas de vacinação antirrábica. Faço meu papel, como bom tutor e acolho como membro da família”, relata Paulo.  

A dona de casa Maria Santos afirmou que a gatinha dela não podia ficar sem proteção. “Tenho receio de ver dando a vacina na minha Mia, mas reconheço a importância de vacinar contra a raiva. Todo ano eu trago ela para ser imunizada. Quando sei que vai acontecer a campanha já fico atenta para saber o dia e os locais, por isso, sigo a rede social da Saúde de Aracaju e da Prefeitura”, garante.

Programação das etapas

Segundo Bonfim, de forma paralela aos postos fixos, a vacinação com os postos volantes retorna na segunda-feira, 20 e segue até o dia 24 deste mês. “As equipes do CCZ continuarão percorrendo as áreas de expansão dos bairros Jabotiana, Soledade e Capucho, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender aqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso. Já os postos fixos serão realizados nos sábados, dia 25 deste mês e dois de dezembro”, enfatiza.

A terceira etapa será realizada com o sistema Drive-thru Pet, no Parque de Exposições João Cleophas, localizado no bairro José Conrado de Araújo, de segunda a sexta, no período entre 4 a 15 de dezembro, no horário das 8h às 13h, onde o acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta ou a pé.

A quarta e última etapa será a vacinação a domicílio, no período de 11 a 22 de dezembro, que será realizada a partir da solicitação de tutores que possuem cinco animais ou mais, ou de ONGs, através do preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Aracaju.