Vigilância Sanitária promove reunião com profissionais da área para alinhar rotinas de trabalho

Saúde
21/11/2023 18h02

Com o objetivo de instruir adequadamente, à luz dos princípios e normas legais e regulamentares, os processos administrativos de responsabilização instaurados e conduzidos pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta terça-feira, 21, fiscais de diversas gerências que envolvem o setor se reuniram no auditório da sede da SMS, em um momento de acolhimento, buscando alinhar as rotinas de trabalho.

Segundo o diretor Jurídico da Visa, João Vitor Burgos, este tipo de reunião reafirma o compromisso de oferecer à população um serviço de qualidade prestado pela Prefeitura de Aracaju.

“A Visa vem realizando diversos treinamentos e capacitações, com o intuito de otimizar os processos de trabalho e melhorar a forma de atuação dos fiscais, deixando-os atualizados quanto aos fluxos, classificação de risco, processos administrativos, licenças sanitárias e inspeções. Um momento muito importante para alinharmos os serviços, lapidando o ato de cada servidor da Visa no momento da fiscalização, bem como em todo processo administrativo”, explica João.

De acordo com a coordenadora da Visa, Maria Meneses, a proposta da reunião foi aprimorar as atividades que já são desenvolvidas. “Foi uma oportunidade de colocar nossas expectativas com relação ao comportamento e postura diante do setor regulado, como também ouvir o que os profissionais têm a dizer sobre a estrutura que recebem para desempenho do trabalho”, enfatiza.

Vigilância Sanitária
A Visa é composta pelas gerências de Serviço à Saúde; Serviços de Interesse à Saúde e Saúde Ambiental; Alimentos; Alimentos e Serviços Veterinários; Medicamentos e Produtos para a Saúde; além da Gerência de Ações Estratégicas, assegurando a prevenção e o cuidado com a saúde da população.

Maria Meneses ressalta que os fiscais inspecionam estabelecimentos públicos e privados, com cronogramas diários que envolvem inspeções de rotina e verificação de denúncias. “Deixar nossos profissionais aptos para rotina de fiscalizações é uma cobrança constante. E habilitamos na mesma medida que cobramos do setor o qual estamos atendendo”, ressalta.

Para o farmacêutico e fiscal da gerência de medicamentos da Visa, Lucas Nogueira, foi um momento de extrema importância para melhorar o processo do trabalho.

“Foi um espaço que definimos um processo único para todas as gerências, uniformizando o trabalho de toda equipe da Visa, para que não haja disparidade entre os setores e também para que o processo administrativo sanitário possa acontecer de forma transparente, colaborando na melhoria dos serviços regulados pela Vigilância Sanitária. Evidentemente que são realidades diferentes, mas que convergem para o mesmo ponto, que é cuidar melhor da saúde da população”, reforça Lucas.