Recanto da Paz: Prefeitura realiza palestra e oficina de reciclagem para moradores

Assistência Social e Cidadania
21/11/2023 17h40

Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores da comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Projeto de Trabalho Social (PTS), realizou na tarde desta terça-feira, 21, na casa paroquial do Recanto da Paz, uma palestra sobre Coleta Seletiva com oficina de Reciclagem para os moradores da localidade.

O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.

A responsável técnica do PTS, Auxiliadora Souza Carvalho, explica que existe uma vasta programação de atividades para serem realizadas pela Souza Carvalho durante o período de execução das obras na comunidade. “Começamos aqui no Recanto da Paz em fevereiro, são nove meses desenvolvendo um trabalho gratificante, bem aceito na comunidade. O projeto é de 24 meses, então temos ainda várias ações, vários cursos, hoje estamos realizando uma oficina de reciclagem e uma palestra, já tivemos curso de cuidador de idosos e está sendo bem aceito na comunidade, estamos muito felizes com a receptividade dos moradores”, afirmou.

O instrutor da oficina e palestrante, André Luís Marques, conta que o intuito dessa atividade é fazer com que as pessoas da comunidade Recanto da Paz adquiram e fortaleçam sobre assuntos que permeiam o dia a dia.

"Trabalhamos com eles uma sensibilização sobre educação ambiental, reciclagem, coleta seletiva, fazendo com que coloquem em prática aquilo que a gente já está habituado e mudar alguns hábitos também porque a gente sabe somos carregados de estigmas, conceitos e coisas que podemos ir mudando com o tempo. É muito importante as crianças estarem presentes, porque crianças vão guardando como sementes, que são regadas para levar para o futuro. Elas chegam em casa e passam para os pais, parentes e responsáveis e os adultos vão tirar hábitos, eles vão conhecer algo novo e vão poder transformar, porque todo dia é dia pra poder mudar", concluiu.

A dona de casa Rosimeire Santana Santos mora no Recanto da Paz há 25 anos. Ela fala que costuma participar das palestras realizadas pelo Projeto de Trabalho Social e destaca a importância de se discutir coleta seletiva e aprender mais sobre reciclagem. “Eu participo mais das palestras, eu gosto muito, acho interessante. Eles passam muita coisa e se tiver interesse, é muito bom, eu gosto de fazer o que eu aprendo em casa. E essa é uma palestra muito importante para as crianças e pra gente também, aprender mais”, finalizou.