SMTT de Aracaju ampliará frota do transporte coletivo para o Festival de Artes de São Cristóvão

Transporte e Trânsito
21/11/2023 18h22

Atendendo à uma solicitação da Prefeitura de São Cristóvão, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, durante o 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que será realizado entre os dias 1º e 3 de dezembro, ampliará a frota do transporte coletivo para melhor atender as necessidades de locomoção do público que prestigiará o evento. A operação do transporte foi alinhada nesta terça, 21, em uma reunião na sede da SMTT da capital.

“A SMTT de Aracaju está atendendo à solicitação da Prefeitura de São Cristóvão e, durante o Fasc, estaremos colocando em operação mais ônibus e com horários extras para facilitar o deslocamento de quem vai ao evento. É uma festa cultural grande e como fazemos em Aracaju, em eventos como o Pré-Caju e Forró Caju, por exemplo, estamos montando dentro da nossa competência uma operação também do transporte coletivo para o Fasc”, conta o superintendente da SMTT Aracaju, Renato Telles.

Operação do transporte
Os terminais de integração funcionarão normalmente até meia-noite, retornando a operação às 4h. Nos dias do evento, após à meia-noite, durante a madrugada, dois veículos extras da linha 307 - São Cristóvão/Zona Oeste, estarão à disposição dos usuários do transporte público às 00h, 2h e 4h. Os ônibus sairão da região do evento, passarão pela rodovia João Bebe Água, seguindo pela lateral do Terminal do Campus até a lateral do Terminal Zona Oeste, onde haverá o desembarque dos passageiros.

Pelo dia, outras viagens extras também serão disponibilizadas nas linhas 311 - Rita Cacete/Zona Oeste e 312 - Pedreira/Zona Oeste, bem como a linha 713 - São Cristóvão/Mercado via Osvaldo Aranha. Estas linhas também terão a frota ampliada.

O superintendente da SMTT de São Cristóvão, Nilton José dos Santos, alegou estar satisfeito com a operação montada para o transporte coletivo. “Solicitamos à SMTT de Aracaju a extensão dos horários de algumas linhas, devido ao evento, e ficamos felizes com o pleno atendimento. Estamos satisfeitos com a receptividade e o diálogo harmonioso sempre mantido com o órgão, até mesmo porque esperamos um público estimado em 50 mil pessoas, considerando que boa parte delas é usuária do transporte público”, afirma.

O gerente de operação e manutenção da Viação Progresso, Valmir Bezerra, que também esteve presente na reunião, ressaltou a importância de manter, além da frota oficial, veículos extras na região de São Cristóvão, que abrange ainda os povoados de Rita Cacete e Pedreira. “A intenção é dar a melhor condição para que as pessoas usem o transporte público nos dias do evento, não só durante o dia, mas também nas madrugadas”, explana.  

O diretor executivo de operações da Viação Atalaia, Emmanuel Wanderley, falou sobre a participação da empresa na operação do transporte do FASC 2023. “Estaremos operando todos os dias com a linha 713 - São Cristóvão / Mercado via Osvaldo Aranha, com horários extras e reforço da frota”, informa.