Funcaju apresenta Exposição Nacional de Aquarela na Galeria de Arte Álvaro Santos

Cultura
21/11/2023 20h07

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta terça-feira, 21, o lançamento da Exposição Nacional de Aquarela. A abertura da exposição teve início às 17h, na Galeria de Arte Álvaro Santos, e apresentou 23 obras de arte, de 17 aquarelistas nacionais e internacionais, com curadoria do artista plástico Luiz Firmino Neto.


O vernissage ficou a cargo da apresentação musical dos alunos de violoncelo da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), que foi parte da abertura da exposição, com a participação de cinco alunos, além do oficineiro que ministra a disciplina, Marcos Antônio. “O objetivo foi agradar ao público, apresentando músicas conhecidas, como de Elvis Presley, Lady Gaga, entre outros, enquanto eles apreciavam tanto o som quanto as obras de arte”, explica o oficineiro.

O projeto da exposição, que teve início em 2015 e já passou por alguns estados brasileiros, traz aquarelas das mais variadas temáticas, a fim de promover e apresentar essa técnica de pintura. Em conjunto com esta mostra artística, o curador Luiz Neto também traz a exposição individual Memórias, com 24 quadros, igualmente em aquarela, feitas a partir de memórias do artista.

Para o presidente em exercício da Funcaju, Fernando Montalvão, a Galeria de Arte Álvaro Santos tem por finalidade trazer à tona talentos artísticos nacionais. “A exposição é uma oportunidade do público conhecer artistas que se dedicam à aquarela. Além disso, o lançamento permitiu ao público desfrutar da apresentação de violoncelo, que os alunos da Valdice Teles estão se aperfeiçoando”, comenta.

De acordo com o curador, o objetivo das mostras é permitir que os espectadores conheçam sobre artistas nacionais que se dedicam a esta arte. “A importância de levar estes trabalhos para vários estados no Nordeste é com o propósito de incentivar a técnica da aquarela, não somente como um produto artístico, mas também como uma técnica importante para arquitetura, design, programação visual, entre outras”, relata Luiz.

A mostra pode ser visitada na Galeria de Arte Álvaro Santos até o dia 28 de dezembro. A Galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na praça Olímpio Campos, Centro.