Fundat forma sua primeira turma de Jovens Aprendizes

Formação para o Trabalho
22/11/2023 15h30

Muita emoção, lágrimas e alegria marcaram a cerimônia de encerramento da primeira turma do programa de aprendizagem recebida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), nesta quarta-feira, 22, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho (SRT). A ação marca a conclusão do período de formação e estágio dos 13 primeiros jovens encaminhados à Fundat, através do Ministério Público Estadual (MPE), em 2022.

À época, 20 jovens aprendizes, de 14 a 24 anos, foram enviados à Fundat e de lá para cá muito aprendizado foi desenvolvido entre eles, além de experiências e vínculos que foram formados. Os adolescentes cumpriram suas atividades na sede da instituição e também nas sete unidades de qualificação profissional espalhadas pela capital, auxiliando as equipes da Fundat na promoção do aperfeiçoamento profissional dos aracajuanos.

Para a diretora de formação da Fundat, Sandra Magna Rezende, a sensação neste dia é de dever cumprido. “Encerramos essa primeira turma com o coração aquecido e a certeza de que contribuímos muito para a evolução profissional desses jovens. Não conseguimos conter as lágrimas ao ouvir os depoimentos deles durante o momento de avaliação, pois foi ali que pudemos ver a evolução desses meninos, o quanto eles amadureceram e agregaram conhecimentos pessoais, formaram vínculos e cresceram como profissionais”, comemora.

Ainda de acordo com a diretora, tudo isso só foi possível graças ao acolhimento oferecido pelos servidores da Fundat durante esse primeiro ano de trabalho. “Os coordenadores e demais profissionais que acompanharam esses jovens são os responsáveis por tudo isso. Nos enche de orgulho ver o impacto promovido pelo trabalho que desenvolvemos com eles. Essa primeira turma chegou em setembro do ano passado, com 20 jovens, perdemos alguns no meio do caminho, mas é com imensa alegria que formamos 13 que seguiram firmes em seu propósito. Eles são a prova de que o programa funciona e que esses meninos em situação de vulnerabilidade só precisam de oportunidade e acolhimento para brilharem e descobrirem o seu potencial”, afirma.

A representante do MPE, Karla Lima de Almeida, prestigiou o momento e recorda o caminho trilhado desde o início do programa até hoje, motivo pelo qual celebrou a sua efetividade. “O projeto foi iniciado em 2020 e nesse período mais de 350 jovens já foram inseridos no mercado de trabalho. Ver que eles chegaram até aqui é algo maravilhoso e faz todo nosso trabalho, empenho e dedicação valer a pena. E tudo isso só foi possível graças à colaboração dos nossos parceiros, como a Fundat. Através dos depoimentos de cada um deles eu pude perceber que foram verdadeiramente acolhidos. Fiquei muito feliz e satisfeita com todos os relatos e progressos que vimos e espero ver esse número crescer ainda mais”.

Com a conclusão da qualificação e do estágio, os aprendizes ganham status de profissionais e chegam ao mercado de trabalho com uma bagagem rica em experiências e vivências. “Minha nota para o meu tempo como jovem aprendiz na Fundat é 10, tanto pela questão profissional, quanto de humanização e acolhimento. Hoje, com o final do contrato, eu posso dizer que tenho uma bagagem profissional que eu vou levar não só para a área de trabalho, mas principalmente para minha vida, pois me abriu muitas portas. Me sinto mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho”, afirma Erlans Bruno Vieira, que foi aprendiz na UQP do bairro Porto Dantas.
 
Já Julia Isabel Correia Santos, que hoje é estudante de serviço social e fez o seu aprendizado na UQP do bairro 17 de Março, destaca o quanto poder atuar em sua comunidade agregou conhecimentos à sua área de formação. “Foi uma experiência de grande aprendizado. Tudo o que vivemos nos ensina de alguma forma, mas a gente sabe que há pessoas e lugares que nos agregam ainda mais. E foi isso que vivi na Fundat. Trabalhar na comunidade em que eu moro, foi muito enriquecedor, pois pude conhecer todas as dificuldades ainda mais de perto e dessa vez ajudando a melhorar a vida dos meus vizinhos. Sou muito grata por essa chance e levarei tudo que aprendi aqui para minha vida”, garante.