Réveillon 2024: reunião de alinhamento entre os órgãos da segurança

Defesa Social e Cidadania
23/11/2023 16h00

Na manhã desta quinta-feira, 23, ocorreu a primeira reunião de alinhamento entre os órgãos que estão envolvidos no esquema de segurança para o Réveillon 2024. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Defesa social e da Cidadania (Semdec), e contou com representantes da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Polícia Civil, Defesa Civil e Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Na ocasião houve diálogo sobre a estrutura a ser montada para receber o público e para dar suporte aos serviços.

A festa do Réveillon terá, de forma inédita em Aracaju, dois dias de programação, 30 e 31, com atrações artísticas na Orla da Atalaia. Para proporcionar tranquilidade aos dias de celebração, a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe planejam ações estratégicas e a logística para atuação das equipes.

O secretário municipal da Defesa Social, Ten. Cel. Silvio Prado, ressaltou que o momento foi de alinhamento das estratégias de policiamento e gerenciamento da segurança para o Réveillon. "Neste ano teremos dois dias de programação, então as equipes também serão dobradas para a realização desse trabalho. Forneceremos todo o apoio logístico para as equipes e, inclusive, aplicaremos tecnologia de forma integrada, com reconhecimento facial, com utilização do banco de dados do Governo do Estado, para garantir uma segurança maior ao público", frisou.

A coordenadora operacional da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), delegada Nalile Castro, avaliou de forma positiva essa primeira reunião. "Sempre começamos falando dos pontos relevantes do ano anterior, visando melhorias. A Detur está estruturada, também, para que nas duas noites de programação haja equipes de plantão para confeccionar todos os procedimentos de polícia judiciária", ressaltou.

A subcomandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar, major Patrícia Braz, pontuou que o planejamento é primordial para o sucesso do trabalho. "Avaliação positiva. Tratamos de assuntos imprescindíveis para o emprego do efetivo, para o desenrolar do policiamento e logística que será utilizada nos dois dias de Réveillon na Orla da Atalaia", considerou.