Encerramento da terceira edição do projeto Ilé-Iwe acontece nesta segunda-feira, 27

Educação
24/11/2023 16h27

Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com o Ministério Público Estadual (MP/SE), realizará o encerramento da terceira edição do projeto ‘Ilé-Iwé: Formação Continuada em Educação das Relações Étnico-Raciais’, no Auditório do Ministério Público, às 8h. O encontro final terá como tema ‘Alamoju’.

A programação contará com arte e cultura, apresentando a diversidade de práticas na educação para as relações étnico-raciais existentes em Sergipe. O evento contará com a palestra da coordenadora administrativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, Sandra Leite, autora do projeto “Negritude”, além das atrações culturais: Iyá-Mi, do grupo Boca 07;  Rainhas, do programa Arte na Escola; e o Grupo Folclórico Mestre Saci Quilombola.

“A professora Sandra está desde os primeiros anos do Ilé-Iwé e desenvolve o projeto Negritude, na Emef Anísio Teixeira, e vai contar um pouco da sua experiência. Os grupos de arte e cultura são representativos dos nossos parceiros. Nós temos o grupo Boca 07, que é composto por ex-alunos da Emef Anísio Teixeira, temos o grupo Mestre Saci Quilombola, que faz parte do Movimento Negro Unificado, e o Arte na Escola, que é um grupo cultural de meninas que se apresenta em escolas de Nossa Senhora do Socorro”, explica a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Analice Marinho.

Ilé-Iwé
Com o objetivo de promover a reflexão acerca da Lei nº 10.639/2003, que inclui história e cultura afro-brasileira nos planos de aulas das escolas, o Ilé-Iwé é direcionado aos professores e gestores das redes municipais de ensino de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e da rede estadual.

O Ilé-Iwé faz parte do projeto Aracaju sem Racismo e, para a sua realização, conta com o apoio da Coordenadoria da Promoção de Igualdade Étnico Racial (Copier) do Ministério Público de Sergipe (MPSE), da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), e das Secretarias Municipais de Educação dos municípios de São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, além do apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabi) e do Movimento Negro Unificado (MNU).