Prefeitura, Fecomércio e Abrasel realizam o 2º Festival do Caranguejo

Indústria, Comércio e Turismo
24/11/2023 17h45

Na manhã desta sexta-feira, 24, o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, reuniu-se com o presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), do Sistema Fecomércio, Fábio Andrade, com o presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea, bem como a diretora executiva da entidade, Crislene Esteves, além dos servidores da Setur, Gilson dos Santos e Rafael Corona, para fazer ajustes finais para a realização do 2º Festival do Caranguejo, que este ano acontecerá na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, das 17h às 22h.

“O Festival do Caranguejo é uma iniciativa muito importante da nossa gestão, que foi criada no ano passado, pela Secretaria Municipal do Turismo, com o intuito de mostrar para os turistas que visitam Aracaju, essa iguaria da nossa culinária. É uma ação que demonstra o nosso compromisso com o setor produtivo e que contribui para o fortalecimento do turismo da capital, algo que tem sido colocado como máxima prioridade por nós e para o qual temos concentrado diversas ações. Tenho certeza de que, assim como na edição passada, esta será um sucesso, seja pela versatilidade gastronômica dos pratos, seja pela valorização de uma das nossas principais atrações, reconhecida, inclusive, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, que é o caranguejo”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.

De acordo com Jorge Fraga, o caranguejo é um dos mais importantes elementos da culinária aracajuana ao reunir o seu singular sabor, elementos culturais, econômicos e de sustentabilidade ambiental. Para o gestor, o famoso crustáceo é uma espécie de “embaixador de Aracaju no campo gastronômico”.

“Onde a gente chega as pessoas falam sobre a cidade e imediatamente perguntam pelo caranguejo. Nas várias ações de divulgação que realizamos em todo o país percebemos o interesse das pessoas no caranguejo, é um produto turístico de grande referência na imagem do destino Aracaju”, registra o secretário do Turismo.

O espaço onde será realizado o festival compreende uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, onde os 18 estabelecimentos expositores apresentarão pratos diferenciados, mostrando a criatividade dos participantes e a versatilidade do caranguejo em proporcionar novas experiências gastronômicas. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) levará para o palco do festival sua cozinha show, com a preparação de pratos para degustação dos visitantes. Além dessa experiência gastronômica, haverá também uma programação cultural elaborada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), onde artistas locais se apresentarão entre as 18h e 22h, durante os 4 dias de evento.

O Festival do Caranguejo também oferecerá um espaço kids, com brinquedos infláveis para atender a criançada e a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) com o projeto “A arte de semear” apresentando a esquete teatral Bodega do Caju, nos dias 1 e 2 de dezembro.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), do Sistema Fecomércio, Fábio Andrade, o festival reforça a parceria com a Prefeitura de Aracaju em vários projetos e enaltece um dos principais elementos da gastronomia sergipana. “Essa parceria através do prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário Jorge e nosso presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, é uma parceria que vem de diversos anos com o Natal Iluminado e ações como a Semana da Sergipanidade e a Praça Encantada. Agora estamos juntos também no Festival do Caranguejo, um lindo festival, feito com diversas mãos, construído em parceria com a Abrasel. A marca desse festival é a criatividade, quem for ao festival vai provar diversos pratos que nunca imaginou que pudesse ser feito com o caranguejo”, exaltou o dirigente.