Secretário da Defesa Social participa de evento "A Importância da Engenharia Civil na Prevenção de Desastres"

Defesa Social e Cidadania
25/11/2023 16h26

Na tarde da sexta-feira,24, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, participou de uma programação especial da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural - ABECE/ SE, com o tema "A Importância da Engenharia Civil na Prevenção de Desastres". A iniciativa reuniu engenheiros civis e pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no "Almoço com ABECE", para dialogar sobre o assunto e conhecer o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, no que se refere a redução de riscos e desastres na capital.

O encontro destacou a responsabilidade do engenheiro Civil à frente das obras e serviços para a prevenção de acidentes, anomalias das estruturas e edificações, desastres anunciados e iminência de problemas futuros que podem atingir as cidades.

"Mostramos todo o trabalho que a Defesa Civil faz, tecnicamente, e como esse conhecimento nos auxilia a prevenir desastres. Então, entre os pontos da explanação estiveram aspectos relacionados à geologia, com fatores de prevenção do deslizamento de terra, indicação dos aspectos que ampliam o grau de risco e vulnerabilidade", pontuou Prado.

De acordo com o secretário, também foi realizado um apanhado dos ricos de desabamento em Aracaju. "Foi possível compartilhar com os participantes os pontos que são observados pelo órgão para a tomada de decisão de interditar a residência ou não, com base nas patologias que verificamos de rachadura, recalques de piso, enfim, tudo o que a gente considera como variável técnica para tomar essa decisão", detalhou o secretário Silvio Prado, que também tem formação em engenharia civil.

Ele frisa que foi possível ressaltar a importância da engenharia para a prevenção de desastres e para a resposta, também, em situações de tomada de decisão. "Tudo isso foi bastante explanado juntamente com toda a parte de mapeamento das áreas de risco da cidade de Aracaju, seja ela de inundação, de deslizamento de terra e também de alagamentos", indicou o gestor.

A palestra ministrada pelo secretário da Defesa Social e da Cidadania contou com a presença de professores do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), como oportunidade de conhecer a metodologia da Defesa Civil para hierarquizar as áreas de riscos. Também houve oportunidade de abordar aspectos pertinentes à drenagem urbana e como a Prefeitura de Aracaju vem pensando a prevenção de alagamentos na cidade.