Aracajuanos elegem novos conselheiros tutelares do 6° distrito para o quadriênio 2024-2027

Assistência Social e Cidadania
26/11/2023 21h33

Às 17h foi encerrada a votação suplementar do Processo de Escolha do Conselho Tutelar 2023, onde milhares de aracajuanos foram às urnas exercer seu direito de escolha. A nova eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, além do Ministério Público de Sergipe (MPSE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). No início da noite deste domingo, 26, foi realizada a apuração que definiu os conselheiros tutelares eleitos do 6° distrito da capital.

O processo aconteceu em quatro escolas e contou com 18 candidatos que concorreram às cinco vagas de conselheiros tutelares que deverão atuar pelos próximos quatro anos como guardiões dos direitos de crianças e adolescentes do território, que corresponde aos bairros Santa Maria, 17 de Março, Aruana, Mosqueiro, Robalo, São José dos Náufragos, Areia Branca e Gameleira. A posse dos 30 conselheiros eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2024.

"O transcurso da eleição foi completamente tranquilo e transparente, não tivemos maiores problemas com urna, nem com os eleitores. A Secretaria da Assistência Social cumpre a sua missão de dar apoio ao CMDCA em toda a logística durante todo o dia para que a eleição acontecesse na mais perfeita ordem", destacou a secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos.

A promotora e diretora do Centro de Apoio Operacional (CAOp) da Infância e Adolescência do MPSE, Talita Cunegundes, destaca que houve uma boa participação da população nessa eleição suplementar do 6° distrito, demonstrando a real preocupação em participar do processo e escolher de fato esses representantes que estarão atuando pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes do território nos próximos quatro anos.

"Tivemos essa problemática, de uma falha humana desse lançamento de um número equivocado nas urnas, foi necessário realmente refazer a eleição do 6° distrito, mas o mais importante é que mais uma vez houve uma grande cooperação do TRE em ceder as urnas, cooperação da Polícia Militar em estar presente para fazer a segurança, manutenção da ordem, a cooperação de todos os servidores que estiveram presentes, diligenciando, auxiliando a comunidade a fazer o seu exercício de voto, de escolha. A população realmente foi muito representativa, foram significativamente poucas baixas, então quer dizer que o eleitorado realmente voltou às urnas para validar o voto da primeira eleição que foi anulada e realmente esteve presente. Os trabalhos transcorreram com a tranquilidade que esperávamos hoje no município de Aracaju. Com relação aos candidatos que tomarão posse no dia 10 de janeiro, a gente espera que eles realmente possam corresponder as expectativas daqueles que os apontaram como as melhores escolhas dos seus territórios para representar realmente um braço forte do sistema de garantia de direitos de proteção, que é o Conselho Tutelar", diz, Cunegundes.

Já a presidente do CMDCA, Natália Dalto, avalia o processo que iniciou às 8h e encerrou por volta das 20h com a apuração, como positivo e tranquilo. "O processo aconteceu com muita tranquilidade, não tivemos nenhuma intercorrência grave, apenas alguns tumultos por conta de muitas pessoas na fila, mas nada que uma mediação não resolvesse. Foram quatro escolas que sediaram as eleições, no total de nove seções eleitorais. O que a gente espera é que as pessoas respeitem o resultado desse processo e que realmente façam valer esses votos que foram garantidos a elas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Então a gente espera que nesse mandato de quatro anos essas pessoas tenham a responsabilidade que vão assumir, não só com as crianças, mas com aquelas pessoas que votaram para que elas estejam à frente da articulação dessas políticas para a infância dentro dos seus territórios", afirma, Dalto.

O processo contou ainda com a parceria da Guarda Municipal de Aracaju, no âmbito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), e da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), que garantiram a segurança nos espaços de votação.

Conheça os candidatos eleitos do 6° distrito:

1° Amarante - 380 votos
2° Irmã Neide - 363 votos
3° Henrique da Expansão - 326 votos
4° Erlândia - 315 votos
5° Marcos Collor - 290 votos