Prefeitura realiza competição musical junto a usuários do Caps Liberdade

Saúde
27/11/2023 19h43

Na tarde desta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma atividade musical no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Liberdade, localizado no bairro Siqueira Campos.
 
Intitulada de “The Voice Caps”, em alusão à competição mundialmente conhecida, a ação teve como objetivo proporcionar ainda mais integração, autocuidado e leveza para usuários e equipes da unidade.
 
Durante o evento, o público teve a oportunidade de apreciar cerca de dez apresentações musicais, com direito a avaliação criteriosa de um trio de juradas formado por colaboradoras do CAPS, além de premiação para os participantes.
 
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju, Marinês Mendonça, fala sobre a importância dessas atividades, que dão suporte ao trabalho desenvolvido no Caps.
 
“Esse é um momento de alegria que vem carregado de significados positivos, no que diz respeito ao objetivo do Centro. Através dessas práticas, o acolhimento e atenção à saúde mental se torna ainda mais eficiente, pois aqui eles também estão trocando experiências, socializando e se dedicando com muito amor", explica Marinês.
 
Os Centros de Atenção Psicossocial atuam na assistência à população com sofrimentos mentais severos ou persistentes e uso abusivo de álcool e outras drogas. As práticas integrativas em saúde fazem parte da rotina das unidades, em prol do bem estar dos frequentadores das unidades, como explica Sara Alcântara, coordenadora do CAPS Liberdade.
 
"Cotidianamente, já realizamos  várias oficinas e dinâmicas com eles, mas hoje foi mais que especial. A música tem o poder de transformar, resgatar, tornar tudo ainda melhor e temos diversos  exemplos disso aqui, com usuários que possuíam dificuldade na fala, por exemplo, e hoje conseguem se expressar  porque em algum momento incluímos música como elemento terapêutico", destaca Sara.
 
Os participantes
José Hamilton, de 54 anos, foi um dos cantores a se apresentar no 'The Voice Caps' e falou sobre a alegria de estar se divertindo entre amigos.
 
"Achei muito bom e espero que tenham mais edições. A gente aqui junto e cantando consegue relaxar e se divertir sem pensar em nada", frisa José.
 
A atividade também recebeu usuários de outras unidades, a exemplo de Levi, de 26 anos, que faz parte do CAPS AD III Vida. Para ele, o poder da música é indescritível.
 
"Música, para mim, é vida e eu adoro cantar. É um sentimento muito bom que ela traz, então fiquei muito feliz em participar e poder soltar a voz aqui também", enfatiza Levi.