Prefeitura proporciona novas oportunidades a estudantes através do Programa Segundo Tempo

Educação
28/11/2023 15h45

"Estou mudando muita coisa em mim por causa do projeto. Os professores aqui sempre ficam dizendo que um bom comportamento é tudo e que isso vai nos levar mais longe quando crescermos", diz o aluno do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Carvalho Neto, do bairro Novo Paraíso, Kauã Nunes, de 12 anos.

O garoto se refere às aulas do Programa Segundo Tempo, projeto do Ministério da Cidadania, que é realizado através de parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Educação Física (DEF).

Cerca de 100 estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju, com idade entre 7 e 12 anos, são contemplados pelo Programa e participam, duas vezes por semana, de oficinas de oito modalidades esportivas diferentes ao decorrer do ano letivo. São atividades como natação, futsal, badminton, dança, ginástica, atletismo, e outras, ofertadas nas dependências da UFS.

As aulas ocorrem no contraturno do horário escolar dos alunos. Fazem parte da iniciativa as Emefs Marechal Henrique Teixeira Lott, Dr. Carvalho Neto e Jornalista Orlando Dantas.

Além de garantir o transporte escolar para os alunos participarem, a Educação de Aracaju também disponibiliza estagiários da Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp/Semed) para as oficinas do projeto.

Novos caminhos
Além de proporcionar o aprofundamento na prática de atividades esportivas diferenciadas, o Segundo Tempo também atua com o intuito de fazer com que crianças e jovens tenham a oportunidade de ocupar parte do seu tempo livre com atividades que lhes favoreçam o desenvolvimento físico, intelectual e social.

"Estou achando ótimo participar do Segundo Tempo pela segunda vez. Vou para a escola de tarde e antes passava a manhã assistindo TV ou cuidando do meu irmão mais novo. Agora estou mais feliz. Amo a Natação e quero competir nisso quando ficar mais velho", relata o aluno Kauã.

Inês Gabrielle Santana, que tem 12 anos e cursa o 6º ano na mesma escola que Kauã, diz que o maior benefício em participar do Programa Segundo Tempo foi a socialização. "Eu sou muito tímida e o que mais gostei em fazer parte disso foi a oportunidade de conhecer novas pessoas e de me aproximar de colegas que eu já tinha contato na escola, mas que nunca havia conversado. Hoje chego para as aulas e consigo falar com todos", conta.

Cada estudante experimenta uma modalidade por cerca de três meses, por meio de um sistema de rodízio, para que todos tenham a oportunidade de praticar todos os esportes ofertados. Os alunos que participam do Programa também recebem, da UFS, e quando os monitores detectam necessidade, auxílio psicológico, fisioterapêutico, nutricional, com aulas de reforço em Português e Matemática e em exames laboratoriais, todos estes ofertados com o apoio de diferentes departamentos da Universidade.

Estudante do 6º ano na Emef Carvalho Neto, Gabriel Santos, de 11 anos, sonha em ser jogador de Futebol e participa de uma escolinha específica da modalidade. Segundo ele, o Segundo Tempo tem lhe auxiliado no desempenho enquanto atleta.

"Consegui melhorar muito no Futebol depois que comecei a participar desse projeto. Os professores aqui são muito atenciosos mesmo. Eles acompanham a gente de forma bem individual. Nos explicam de forma bem certinha. Eu gosto muito de estar aqui. Tudo é bastante organizado. Não só eu, mas os meus colegas, eu vejo, estão melhorando bastante no desempenho do esporte e estão mais soltos", expressa o menino.

Já a aluna Mariana Jesus, de 12 anos de idade e da mesma turma do Gabriel, pontua que as aulas do Programa têm lhe ofertado diversos benefícios. "Aqui já fiz aulas de Natação, Atletismo, Badminton e etc. Estou gostando muito. Na escola temos aula de Educação Física, mas lá não tem pista de atletismo, nem piscina para a natação. Além do mais, depois que vim para cá, minha dedicação na sala de aula melhorou muito. Tenho muita sorte de estudar na minha escola e ter essa oportunidade", comenta.