Superintendente da SMTT dialoga com prefeito da Barra dos Coqueiros sobre itinerários do transporte público

Transporte e Trânsito
28/11/2023 16h45

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, recebeu nesta terça-feira, 28, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, para dialogar sobre os itinerários das linhas do transporte público que atendem o município, que faz parte da Grande Aracaju, e uma possível ampliação dos percursos dos ônibus.

Segundo Renato Telles, a Barra dos Coqueiros tem crescido nos últimos anos e a SMTT analisará a demanda do prefeito da cidade e da população, que consiste na ampliação dos itinerários das linhas de ônibus que atendem o município.

“Recebemos as demandas da Prefeitura da Barra dos Coqueiros sobre o transporte coletivo que atende a cidade e que, inclusive, cresceu e evoluiu bastante nos últimos anos. Estaremos analisando os itinerários das linhas de ônibus que operam no município com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento à população local. Em breve, daremos uma resposta positiva ao município”, conta.

O superintendente ressalta ainda a importância de reuniões como esta com o município, que faz parte do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju. “Reuniões dessa natureza são positivas, dada a recomendação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sobre o atendimento às possíveis demandas surgidas a partir do diálogo e da participação ativa das cidades da Grande Aracaju nas decisões sobre o transporte coletivo”, afirma Renato Telles.  

Atualmente, no município, operam quatro linhas do transporte público coletivo, bem como nas regiões do Capuã e da Atalaia Nova.

Análise das demandas
De acordo com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, devido ao crescimento do município, há necessidade de reavaliação dos itinerários das linhas que atendem a cidade.

“Trouxemos os anseios da população para discussões e estudos técnicos a serem realizados junto à SMTT de Aracaju, visto que a administração do consórcio metropolitano é liderada pela Prefeitura de Aracaju. A Barra dos Coqueiros tem crescido aceleradamente e um novo itinerário de ônibus precisa atender essa população. Discutimos a revisão e a reforma desses roteiros, mantendo boas expectativas, e haverá uma nova reunião com a SMTT de Aracaju para levantar soluções”, declara.

Já o superintendente de Transportes e Trânsito da Barra dos Coqueiros, Marcos Felipe Gomes, reafirma a necessidade de reanálise do itinerário dos veículos do transporte público do município, que se dá em virtude do surgimento de novas demandas ligadas à mobilidade urbana na região.

“O itinerário traçado atendia às necessidades, mas o crescimento populacional e o avanço dos empreendimentos imobiliários têm levado a necessidade de expandir os itinerários para que os ônibus possam entrar nas novas avenidas e nos novos residenciais. Precisamos oferecer um serviço que se aproxime dessas localidades recém surgidas e atender com mais comodidade a população”, explana.

Participação popular
O síndico do Residencial Rio Barra Mais Viver, Allan Araújo, que fica na avenida Governador Marcelo Déda, sentido Praia da Costa, também participou da reunião na sede da SMTT e pontuou algumas demandas em relação ao transporte coletivo.

“A nossa principal reivindicação é uma linha de ônibus que atenda a região desse residencial, que fica no final de uma via. Quem precisa utilizar o transporte público caminha, praticamente, 1 km para chegar à avenida principal e ter acesso aos ônibus. Como representante dos moradores, estamos esperançosos quanto ao Consórcio Metropolitano, considerado por nós uma alternativa viável, não só para Barra dos Coqueiros, mas para toda a Grande Aracaju”, frisa.