Defesa Civil de Aracaju participa da IX Semac da UFS

Defesa Civil
28/11/2023 17h00

A Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou da programação da IX Semana Acadêmica (SEMAC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com palestra ministrada pelo coordenador Robson Rabelo, houve apresentação do tema "Identificação dos riscos estruturais e geológicos mais frequentes na cidade de Aracaju". O evento ocorreu na tarde da última segunda-feira, 27, no auditório do Departamento de Engenharia Civil (DEC).

Entre alunos do DEC e pesquisadores, mais de 80 inscritos compareceram ao espaço localizado no Campus UFS, em São Cristóvão, onde foram discutidos os esforços realizados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, para a redução de riscos e desastres na capital, bem como a necessidade de identificar riscos durante vistorias e inspeções.

O coordenador geral da Defesa Civil, Robson Rabelo, destacou a importância de dialogar sobre o tema com os alunos do DEC. "Apresentamos informações sobre as áreas de deslizamento de terra, de forma que esses alunos reforcem seus conhecimentos, aproveitando que é um tema recorrente em sala de aula. Além de lembrá-los que a contribuição coletiva é de suma importância para a Defesa Civil", acrescentou.

A professora e coordenadora do evento, Sandra Carla, enfatiza a importância do órgão na universidade. "Essa palestra foi uma grande contribuição para a IX SEMAC, porque a Defesa Civil abriu as suas portas para estreitarmos parcerias em forma de projetos de pesquisa e de extensão e esse é um dos objetivos da UFS e do DEC", considerou a professora.

O coordenador geral da Defesa Civil interagiu com o público indicando, inclusive, sugestões de projetos nas mais diversas áreas da engenharia civil, incluindo formas multidisciplinares, pertinentes ao DEC. "O objetivo desse encontro foi poder integrar a parte acadêmica com a parte pública da defesa civil, para assim reduzir os eventos de grande magnitude no qual a população normalmente é mais afetada" finalizou Rabelo.