Prefeitura realiza mais uma roda de debate com usuários do Cultivando Cidadania

Assistência Social e Cidadania
28/11/2023 17h25

A Prefeitura de Aracaju, através do programa Cultivando Cidadania, gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência, realizou nesta terça-feira, 28, mais uma palestra referente às rodas de debates sobre hortas comunitárias no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa. O projeto tem o objetivo de promover a segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade a partir da implantação de hortas comunitárias, além disso, possibilita geração de renda e o senso de comunhão nas localidades em que está inserido.

Além desta, outras duas palestras já foram realizadas neste mês de novembro e a última acontece amanhã também no Cras Jardim Esperança. O tema de cada encontro está relacionado ao cultivo nas hortas comunitárias mantidas pela Prefeitura, como irrigação, pragas nas hortaliças, manejo de solo, alimentação saudável, alimento para sociabilidade e territorialização e resistência em espaços urbanos e periurbanos.

"A cada dia vai surgindo novas técnicas de plantio, de irrigação, de manejo do solo, controle de pragas, então com esses debates tentamos sanar as dúvidas dos nossos usuários e, consequentemente, fazer com que a horta possa ter um plantio melhor. Mobilizamos parceiros, como professores, para ensinar e falar um pouco sobre as dúvidas e temas e assim produzir hortaliças livres de agrotóxicos. A cada encontro reunimos os usuários para formalizar, juntar mais conhecimento e ter essa troca de experiências”, explica a coordenadora do Programa Cultivando Cidadania, Tâmara Rocha.

Nesta terça-feira, 28, os usuários participaram da palestra com o tema Irrigação, ministrada pelo professor e coordenador de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Anderson Nascimento do Vasco.