Prefeitura prestigia posse de Etélio Prado como novo desembargador do TJSE

Procuradoria
29/11/2023 16h40

Na manhã desta quarta-feira, 29, o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na posse do promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Etélio de Carvalho Prado Junior, como o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Escolhido pelo governador do Estado, Fábio Mitidieri, o empossado ocupa a vaga da Corte destinada, desta vez, ao Ministério Público, a qual é assegurada pelo Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Federal. A solenidade, que aconteceu no Palácio da Justiça, também contou com a presença da subprocuradora-geral, Camila Brasileiro, além de amigos, familiares e diversas autoridades políticas.
 
“O desembargador Etélio Prado tem uma vida dedicada ao serviço público, ao bem servir à população sergipana e foi justamente esse conjunto de qualidades e bons serviços que o conduziram à condição de novo desembargador do TJSE. Tenho certeza que será uma caminhada profícua e suas habilidades como operador do direito irão contribuir muito para que o Tribunal de Justiça de Sergipe continue sendo umas das Cortes mais admiradas da federação”, declarou o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso.

Ao fazer uso da palavra, o desembargador Etélio de Carvalho Prado Junior rememorou a trajetória jurídica e fez os agradecimentos aos familiares, amigos e todos aqueles que fizeram parte dessa jornada. “Me despeço do Ministério Público de Sergipe (MPSE) com o sentimento de missão cumprida e com o desejo de fazer um trabalho honroso nesta Corte, onde prometo continuar atuando com muita dedicação e humildade. Agradeço a minha família e ao desembargador Edivaldo dos Santos que me recebe nesta Casa com um excelente discurso e, coincidentemente, foi o primeiro juiz com quem trabalhei logo quando assumi meu cargo no MP. Obrigado por essa feliz coincidência, em me receber neste novo ciclo”, disse.

Breve histórico
Natural de Aracaju, Etélio de Carvalho Prado Junior é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduado em Ciências Criminais pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. Ingressou no Ministério Público de Sergipe em 2003 e atuou na Promotoria de Justiça de Lagarto, São Cristóvão, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Ribeirópolis, Boquim, Japaratuba e Tobias Barreto. Atuou, ainda, como Diretor do Centro de Apoio Operacional da Educação, Promotor de Justiça dos Direitos da Educação da Capital, Coordenador Recursal da Procuradoria-Geral de Justiça e Assessor da Coordenadoria-Geral do Ministério Público.

Foi titular da 1ª Promotoria do Júri de Aracaju e Secretário-Geral do Ministério Público. Antes de ingressar no MPSE, iniciou sua carreira jurídica no Tribunal de Justiça de Sergipe, tendo sido escrivão em Itabaianinha, em São Miguel do Aleixo, na 18ª Vara Cível de Aracaju e na 1ª Vara Privativa de Aracaju. Também foi Assessor dos Desembargadores Arthur Oscar de Oliveira Deda, Epaminondas Silva de Andrade Lima e Clara Leite de Rezende.