Prefeitura reúne familiares de jovens assistidos pelo Programa Jovem Aprendiz

Assistência Social e Cidadania
29/11/2023 15h25

A Prefeitura de Aracaju, através das Gerências dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif), do âmbito da Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, 29, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), um encontro com as famílias de jovens que foram inseridos no mercado de trabalho através do Programa de Empregabilidade Jovem Aprendiz.

O encontro que aconteceu no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) Mariana Martins Moura Souza, localizado no bairro 17 de Março, teve o objetivo de dialogar com as famílias de jovens assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná, no bairro 17 de Março; Carlos Fernandes de Melo, localizado no Lamarão; Cras Maria José de Menezes, do bairro Coqueiral e do Cras Santa Maria, sobre o mercado de trabalho e o como o programa pode melhorar a vida, não só do jovem, mas também de toda família.

"O programa de empregabilidade jovem aprendiz só tem aumentado com o passar dos anos e ele faz parte desse acompanhamento realizado pelo Cras com as famílias que são acompanhadas pelo Paif e pelo SCFV, que são famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho do Cras em parceria com o CIEE aqui no 17 de Março vem desde o ano de 2017 e gerou bons resultados, cerca de 50 jovens já foram inseridos no mercado de trabalho, por isso é de extrema importância e só tem fortalecido e mudado a realidade de muitas famílias que estão aqui no bairro, porque a gente sabe que quando o adolescente se insere no mercado de trabalho, ele cria uma perspectiva de vida, tem a possibilidade de enxergar o mundo de uma outra forma", destaca Janaína Lameira, assistente social do Cras Maria Diná Menezes.

O assistente social do CIEE, Nailton José dos Santos, explica que essa parceria leva informação, orientação e qualificação para os jovens que não possuem as mesmas condições para acessar o mercado de trabalho.

"Hoje realizamos essa culminância, que é reunir as famílias, porque o projeto teve no início a informação, passou pela inserção do jovem e hoje a gente finaliza conversando com as famílias para fortalecer esses vínculos que eu acho que é o grande destaque dessa parceria da Secretaria da Assistência Social de Aracaju, através dos Cras, com o CIEE. Proporcionar a essas famílias um momento de reflexão sobre o mundo do trabalho e a mudança que essa parceria provoca através do trabalho, da formação do jovem profissional e provocar uma mudança significativa não só na vida das famílias, mas de toda uma sociedade", afirmou Nailton.

A dona de Casa e moradora do bairro Santa Maria, Edna Maria do Nascimento, conta que seus filhos participaram do programa e hoje são outras pessoas devido ao acolhimento do Cras e dos aprendizados do programa de empregabilidade. "Hoje meus filhos têm mais responsabilidades, eles conseguem levar adiante o que aprenderam. Muitos colegas perguntam como eles conseguiram trabalho e eles explicam como foi todo o processo, de uma oportunidade do Cras junto com o CIEE. Hoje eles pensam mais no futuro, no que podem ainda melhorar", disse.

Já para a moradora do bairro Lamarão, Auxiliadora França Correa, o programa mudou e muito o desenvolvimento do filho. "Eu achei uma maravilha meu filho ter participado desse programa, porque ele desenvolveu bastante e continua desenvolvendo. Antes do programa, ele era um jovem que não queria se juntar com outras pessoas, ficava muito sozinho e desde então, ele já interage com outras pessoas, se abriu mais. Eu só tenho que agradecer a Reginaldo e toda equipe do Cras Carlos Fernandes e a Nailton pelo desenvolvimento que ele apresentou. Hoje ele se comunica melhor, porque comunicação é o principal, sem comunicação não vai a lugar nenhum e a partir de agora só projeto coisas boas pra ele", finaliza.