Rede de Frio é modernizada e continua garantindo armazenamento adequado das vacinas

Saúde
29/11/2023 18h10

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem investindo na modernização da Rede de Frios, setor responsável por manter e distribuir, na temperatura adequada, as doses de vacinas disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Devido à grande demanda da vacinação contra a covid-19, no início da pandemia foram adquiridas câmaras frias fundamentais para garantir a devida conservação e a eficácia das vacinas ofertadas à população.

De acordo com a coordenadora de Imunização e de Rede de Frio, Larissa Ribeiro, em 2021, foram adquiridas duas câmaras frias, que possuem capacidade de armazenamento de cerca de 6,1 milhões de doses cada, em uma temperatura de 2°C a 8°C, e são fundamentais para a melhor conservação e garantia da eficácia dos imunobiológicos (vacinas).

“Com esses equipamentos, a SMS ampliou e deu celeridade às campanhas de imunização, pois o uso destas câmaras minimizou a perda de vacinas por situações adversas, como a interrupção de energia elétrica, e garante a conservação adequada até o momento em que a vacina é administrada, promovendo o controle e eliminação de vacinas. A gestão também assegurou aos profissionais que atuam nessas áreas, que fossem capacitados no que compete aos protocolos de segurança na manutenção dos imunobiológicos, tanto nas câmaras frias quanto nas ações itinerantes que são utilizadas caixas térmicas”, explica Larissa.
 
Ainda segundo a coordenadora, o transporte das vacinas é realizado em um carro refrigerado com caixas térmicas com gelox e, chegando à Rede de Frios, elas vão para as câmaras, com temperatura de 2°C a 8°C.

“O cuidado com a temperatura é fundamental para garantir a qualidade dos imunobiológicos no armazenamento das vacinas. Quando elas chegam, organizamos, na câmara, identificando cada uma, e com nota fiscal, inserimos o quantitativo de cada vacina, fabricantes e doses no sistema IDS. Quatro vezes por dia, é feito um monitoramento do controle de temperatura das câmaras. Logo pela manhã é registrada no mapa a temperatura mínima e máxima do momento, durante o dia duas vezes, e no final da tarde, um novo monitoramento é realizado”, ressalta a coordenadora.

Prontuário Eletrônico
Com a implantação do Prontuário Eletrônico, em 2018, a população aracajuana que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) tem todo o seu histórico na rede municipal, tanto as informações de consultas e exames realizados nas unidades, quanto as vacinas realizadas pelo usuário, e até mesmo os medicamentos utilizados nos tratamentos, disponível em um sistema digital, gerenciado pela SMS.
 
“Com isso, os profissionais de saúde da rede municipal conseguem acessar o histórico de cada paciente, melhorando, de forma significativa, o atendimento aos cidadãos e a eficiência no diagnóstico e tratamentos oferecidos. O prontuário também foi estratégico durante a pandemia de covid-19. A implantação do sistema resultou na unificação das informações e essa modernização foi relevante no trabalho de enfrentamento ao coronavírus”, pontua.

Capacitação dos profissionais
A SMS também vem ofertando capacitações e treinamentos que diminuam a perda de vacinas por situações adversas, a exemplo da interrupção da energia elétrica ou eventos que possam comprometer a eficácia da vacina antes dela ser administrada.

“Os profissionais que atuam nas salas de vacinação também participaram de atualizações sobre o armazenamento dos imunobiológicos, em ações itinerantes, utilizando as caixas térmicas com gelox. Essas capacitações têm o propósito de manter a qualidade dos imunobiológicos e atualizar os profissionais”, detalha Larissa.