Emsurb faz intervenção com paisagismo em área onde seria construído um ecoponto na Farolândia

Serviços Urbanos
29/11/2023 17h50

O bairro Farolândia, na zona Sul da capital, está entre os locais mapeados que apresentam um elevado índice de descarte irregular de resíduos. Por esta razão, nesta quarta-feira, 29, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou uma intervenção com o uso de paisagismo voltada à eliminação de um desses pontos viciados, localizado na rua Dr.Jorge Cabral, onde anteriormente seria edificada mais uma unidade da Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (ecoponto).

Com o auxílio de enxadas, vassouras, carrinho de mão, terra e plantas ornamentais, aos poucos o local foi ganhando novos contornos, à medida que avança o processo de construção do jardim. Desta forma, após a limpeza da área e nivelamento do solo, os arranjos projetados com mudas de papoulas, bromélias e mini ixoras deixaram o ambiente urbano mais humanizado.

Conforme ressaltou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, somente este ano, 42 procedimentos dessa natureza foram executados em outras regiões da cidade, em complemento ao trabalho intersetorial de limpeza pública da empresa que abrange, inclusive, a conscientização dos munícipes a respeito da gravidade da ação, por meio de ações educativas como a que ocorreu no início do mês de outubro.

“Na Farolândia, por exemplo, já revitalizamos alguns pontos ilegais de descarte. Entretanto, nesta área específica onde foram recolhidas, só este ano, até setembro, 233 toneladas de resíduos sólidos, entre entulho e volumosos. Estamos implementando essa ferramenta no sentido de minimizar a ação irregular que impacta negativamente o bairro. Além disso, a iniciativa representa também o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com a comunidade”, explicou o presidente ao se referir ao encontro do gestor municipal com uma comissão de moradores, no último dia 6, no qual foi acordado um novo local para a construção do ecoponto.

Seguindo ainda esse propósito e para evitar despejos futuros, Bruno informou que a empresa municipal irá realocar as duas caixas estacionárias de lixo e a de entulho instaladas no local para outro ponto nas proximidades. “Desse modo, as três caixas serão posicionadas no loteamento Barroso de modo a otimizar o descarte consciente”, acrescentou.

Da sacada da janela de sua residência, dona Bernadete Soares Nunes, acompanhou atentamente o trabalho dos agentes. Para ela, a iniciativa é positiva uma vez que irá inibir novos despejos indevidos no local. “Moro aqui há cerca de 20 anos e vejo com frequência o descaso de algumas pessoas, entre elas carroceiros, que jogam lixo e entulho nesta área. Isso causa muitos transtornos para nós moradores, principalmente quem, assim como eu, mora em frente a esse terreno onde insetos e o mau cheiro são comuns. Por isso, estou bem contente vendo essa transformação que está sendo realizada”, disse a aposentada.

Outra que se mostrou satisfeita com a mudança efetuada na paisagem foi a dona de casa Maria Luciana Ferreira. “Acho muito válido esse trabalho com o uso de paisagismo da Emsurb. No entanto, é necessário que a população abrace a causa e não espere somente pela Prefeitura, assim, poderemos circular pelo bairro ainda mais limpo”, comentou ela ao salientar a eficiência da coleta domiciliar de lixo na região.

Crime ambiental
O ato de descarte irregular de resíduos é crime ambiental, conforme a Lei municipal nº 4.452/2013. Cidadãos que flagrarem a prática podem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do número 3225-4173; WhatsApp 79 998135-6961 ou, se preferir, através da plataforma digital AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju.