Projeto Encontro Mães da Rua discute violência contra mulher

Saúde
29/11/2023 19h30

Na tarde desta quarta-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), realizou mais uma edição do Projeto Encontro Mães da Rua, na comunidade Bom Pastor, no bairro Santos Dumont.
 
Idealizado pelo programa da Reaps, Consultório na Rua, os encontros têm como objetivo abordar temáticas relevantes junto à mulheres em situação de rua. Essa edição da reunião trouxe a violência contra mulher para o centro das discussões.
 
A coordenadora do Consultório na Rua , Keila Costa, falou sobre a importância da ação.
 
“Todos os meses nós realizamos esse encontro, sempre trazendo temáticas importantes para que juntas possamos trocar experiências, sensibilizar, acolher e trazer perspectivas de cuidado no contexto que elas vivem. Então, todos os profissionais que compõem a equipe do Consultório Na Rua se mobilizaram hoje, para que juntos pudéssemos tratar desse tema tão presente na realidade delas. Discutimos as formas de violência, como se proteger e enfatizar que o acolhimento é possível e elas não estão sozinhas”, disse Keila Costa.
 
Uma das dinâmicas realizadas foi o Teatro do Oprimido, encenado pelas próprias participantes e equipe, na qual realidades acerca do tema foram demonstradas.
 
Participando das reuniões há mais de um ano, Clesia Oliveira, de 27 anos, salientou que os encontros têm ajudado bastante no seu dia a dia.
 
"Já conheço o trabalho do Consultório na Rua e venho para me sentir mais acolhida, conversar abertamente sobre assuntos da nossa rotina e ter a assistência do pessoal", comentou.
 
Projeto Encontro Mães da Rua
 
Criado em maio de 2022, o Encontro Mães da Rua faz parte da rotina assistencial da Rede de Atenção Psicossocial, por meio do Programa Consultório na Rua. Desde então, a ação vem promovendo a vinculação com mulheres que vivenciam alguma modalidade de maternidade e maternagem em situação de rua. A partir da troca de experiências, eixos importantes são enfatizados, como a elevação da autoestima, compreensão das singularidades de ser mãe em situação de rua, além de possibilitar construções de estratégias de cuidado e enfrentamento.